Saio cedo de casa e chego tarde: a intensificação do trabalho docente e as repercussões na convivência familiar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Soraya Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorLima, Suzana Canez da Cruz-
Autor(es): dc.contributorMaciel, Marcelo de Abreu-
Autor(es): dc.creatorPaizano, Priscila Lemos de Laet-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:47:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:47:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-12-02-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12401-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777509-
Descrição: dc.descriptionEste estudo monográfico busca analisar aspectos do trabalho docente na contemporaneidade, sua intensificação, as vivências de sofrimento e prazer que compõe o cotidiano do ofício, e, as suas repercussões sobre a vida familiar dos professores. Tendo como questão central: como essa intensificação do trabalho docente pode afetar a saúde do trabalhador? Como o professor consegue lidar com diferentes demandas e problemas que são intensos em seu trabalho? Quais as repercussões na vida familiar? Como fundamentação teórica a Psicodinâmica do Trabalho (Dejours, 2004, 2012; Mendes e Duarte, 2013; Mendes, 2014) e outros estudos relacionados ao trabalho docente, a família e a saúde do trabalhador (Martins, 2015; Cruz Lima & Costa, 2013; Wieissman, 2009). Utilizou-se o método clinico para investigação e análise de dados coletados junto a professores de duas escolas municipais da região dos lagos (RJ), além de pesquisa bibliográfica sobre o tema. Dentre os resultados deste estudo, destacam-se: como a precarização das condições de trabalho, a intensificação do trabalho docente e a falta de reconhecimento do trabalho efetivamente realizado têm repercutido negativamente na saúde do profissional, afetando seu trabalho e sua família; a relação trabalho e família possuem dificuldades para ocorrer de forma positiva, afetando o profissional que não consegue dar conta da dupla jornada de trabalho; se faz necessária a criação de medidas que considerem a dupla jornada de trabalho dos professores, levando em consideração a grande quantidade de mulheres que atuam no ofício. Em conclusão, este estudo buscou analisar o trabalho dos professores, em que consiste e até que ponto tem transbordado para a vida privada do profissional afetando sua saúde e convivência familiar, através de uma pesquisa bibliográfica conjuntamente com dados clínicos obtidos através das falas dos trabalhadores. A invisibilidade do trabalho do cuidado na escola, na família bem como a falta de reconhecimento trazem à tona necessidade de cuidado do professor e a importância da criação de espaços para escuta e fala compartilhada-
Descrição: dc.descriptionEste estudio monográfico busca analizar aspectos del trabajo docente contemporáneo, su intensificación, las vivencias de sufrimiento y placer que componen lo cotidiano del oficio, y sus repercusiones sobre la vida familiar de los profesores. Teniendo como cuestión central: ¿cómo esa intensificación del trabajo docente puede afectar la salud del trabajador? ¿Cómo el profesor consigue lidiar con diferentes demandas y problemas que son intensos en su trabajo? ¿Cuáles son las repercusiones en la vida familiar? Como fundamentación teórica la Psicodinámica del Trabajo (Dejours, 2004, 2012; Mendes e Duarte, 2013; Mendes, 2014) y otros estudios relacionados al trabajo docente, la familia y la salud del trabajador (Martins, 2015; Cruz Lima & Costa, 2013; Wieissman, 2009). Se utilizó el método clínico para investigación y análisis de datos recabados de profesores de dos escuelas municipales de la região dos lagos (RJ), además de la investigación bibliográfica sobre el tema. Dentro de los resultados de este estudio, se destacan: la precariedad de las condiciones de trabajo, la intensificación del trabajo docente y la falta de reconocimiento del trabajo efectivamente realizado ha repercutido negativamente en la salud del profesional, afectando su trabajo y su familia; la relación trabajo y familia tiene dificultades para transcurrir de forma positiva, afectando al profesional que no consigue dar cuenta de la doble jornada de trabajo; se hace necesaria la creación de medidas que consideren la doble jornada de trabajo de los profesores, llevando en consideración la gran cantidad de mujeres que actúan en el oficio. En conclusión, este estudio buscó analizar el trabajo de los profesores, en qué consiste y hasta qué punto viene transbordando a la vida privada del profesional afectando su salud y la convivencia familiar, a través de una investigación bibliográfica conjuntamente con los datos clínicos obtenidos a través de las charlas de los trabajadores-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherRio das Ostras-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho docente-
Palavras-chave: dc.subjectSobrecarga-
Palavras-chave: dc.subjectConvívio familiar-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde do Trabalhador-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor-
Palavras-chave: dc.subjectPsicodinâmica-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho-
Palavras-chave: dc.subjecttrabajo docente-
Palavras-chave: dc.subjectintensificación-
Palavras-chave: dc.subjectrelación familiar-
Título: dc.titleSaio cedo de casa e chego tarde: a intensificação do trabalho docente e as repercussões na convivência familiar-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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