Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Allonso, Fábio Roberto Bartolo | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Elisabete Cristina Cruvello | - |
Autor(es): dc.contributor | Pessôa, Wilma Lucia Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Maggessi, Hugo Resende | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:47:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:47:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6735 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777501 | - |
Descrição: dc.description | A presente monografia tem como objetivo demonstrar de forma clara e inequívoca, se tornou necessária a introdução da filosofia e da sociologia na grade curricular escolar do ensino médio no Brasil. O trabalho demonstra o quanto é importante tomar ciência dos conteúdos de SOCIOLOGIA e de FILOSOFIA para o aluno obter sucesso nas provas do ENEM, uma vez que esses conhecimentos independentemente da questão social, são indispensáveis a sua boa formação moral e intelectual, e ainda para fortalecer os ideais de cidadania. Depois de aprofundados estudos levados a cabo pelos responsáveis pela educação no Brasil e atentos às constantes mudanças sociais que foram implantadas pela globalização, que nos antena a todo o mundo, além do processo de gentrificação ocorrida nas grandes cidades, onde os homens em cada vez maior quantidade, necessitam conviver harmonicamente. Decide e torna lei em todo o território nacional, a inclusão das disciplinas de sociologia e filosofia, nas três séries do ensino médio, já que não poderíamos participar com sucesso dos processos de globalização em curso em todo o mundo, se não acessássemos esses conhecimentos com seriedade e a necessária profundidade | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio | - |
Título: dc.title | A importância dos conteúdos de sociologia e filosofia para os alunos e instituições de ensino federais, estaduais e privadas, visando um melhor aproveitamento nas provas do ENEM | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: