Lúcio Cardoso e Nelson Rodrigues: arquitetos da decadência

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDias, André-
Autor(es): dc.contributorPereira, Victor Hugo Adler-
Autor(es): dc.contributorChiarelli, Stefania-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Frederico Van Erven Cabala-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:47:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:47:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9392-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777496-
Descrição: dc.descriptionPara tal, partimos de uma mirada sobre as relações pessoais, muitas vezes conturbadas, mantidas entre esses autores sobretudo em páginas de jornais. Em seguida, selecionamos, para uma leitura cruzada, uma obra literária de cada: Toda nudez será castigada e Crônica da casa assassinada. Investigamos, assim, como é possível perceber, por meio da estrutura dos textos, a elaboração de uma estética da decadência, que empresta intenso valor de decrepitude ao núcleo familiar em torno do qual circundam os dois enredos. Vemos, ainda, como pode ser fecunda uma análise comparativa entre esses universos que, somente à primeira vista, apontam para ambientes opostos, posto que o romance de Lúcio Cardoso se situa no interior mineiro enquanto a peça de Nelson Rodrigues se passa em um Rio de Janeiro já tocado pela modernização. Em vez de signos opostos, notamos que tais ambientes podem ser vislumbrados em um sentido de complementaridade de um continuum de hábitos culturais. O segundo passo da pesquisa tenta esmiuçar os elementos tabus que abundam essas e outras obras dos escritores: incestos, câncer, entrelaçamento entre sexo e morte e estigmatização de espaços e objetos parecem ser recursos que acentuam o aspecto decadente desses mundos narrados. Como último percurso, ressaltamos o espaço do repugnante e da provocação nas escritas dos autores, enaltecendo que elementos repulsivos podem ser notados em ascensão nas obras literárias desde a proposta estética do romantismo, sendo consolidados com as vanguardas do início do século XX. Por fim, tentamos ampliar o sentido das construções ficcionais de Nelson Rodrigues e Lúcio Cardoso para a atualidade, a partir do conceito de grande tempo elaborado por Mikhail Bakhtin-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to examine points of contact between the fictional universes of the writers Nelson Rodrigues and Lúcio Cardoso. For that, we started by glancing at the personal relationship, often troubled, maintained between these authors mostly in pages of newspapers. Then, we selected, for a cross-reading, a literary work from each author: Toda nudez será castigada and Crônica da casa assassinada. From these literary works, we investigated how it is possible to perceive, through the structure of the texts, the elaboration of an aesthetic of decay, which lends an intense value of decrepitude to the family nucleus around which the two entanglements surround. We also see how a comparative analysis can be fertile between these fictional universes that, at first sight, point to opposite environments, since the novel by Lúcio Cardoso is located in the countryside of Minas Gerais, while Nelson Rodrigues' play takes place in a Rio de Janeiro touched by modernization. Instead of opposing signs, we note that such environments can be glimpsed in a complementary sense of a continuum of cultural habits. The second step of the research attempted to analyze the taboo elements abounding in these and other writers' works: incest, cancer, entanglement between sex and death, and stigmatization of spaces and objects appear to be features that accentuate the decadent aspect of these narrated worlds. As a last step, we emphasized the space of the repugnantion and the provocation in the writings of the authors, praising that repulsive elements can be noticed in ascension in the literary works from the aesthetic proposal of the romanticism, being consolidated with the vanguards of the beginning of the twentieth century. Finally, we try to extend the sense of the fictional constructions of Nelson Rodrigues and Lúcio Cardoso for the present, from the concept of great time elaborated by Mikhail Bakhtin-
Descrição: dc.description127f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLúcio Cardoso-
Palavras-chave: dc.subjectNelson Rodrigues-
Palavras-chave: dc.subjectDecadência-
Palavras-chave: dc.subjectTabus-
Palavras-chave: dc.subjectProvocações-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectDecadência na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro Brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectRomance Brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectDecay-
Palavras-chave: dc.subjectTaboos-
Palavras-chave: dc.subjectProvocations-
Título: dc.titleLúcio Cardoso e Nelson Rodrigues: arquitetos da decadência-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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