Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Abreu, Julio Cesar Andrade de | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Júnia Ribeiro dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Thais Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Estevez, Alejandra Luisa Magalhães | - |
Autor(es): dc.creator | Sousa, Anabela Fernandes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:47:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:47:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16694 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777494 | - |
Descrição: dc.description | Esse relatório tem como objetivo a análise do plano plurianual 2012-2015 do governo do Estado do Rio de Janeiro e verificar se foi um instrumento de planejamento eficiente, conforme determina a Constituição Federal de 1988. Como resultado de uma analise qualitativa do PPA 2012-2015 ficou evidenciado que esse instrumento de planejamento está aquém do desejado, pois não foi dotado de indicadores, impossibilitando a análise da eficiência, eficácia e efetividade dos programas e políticas públicas nele contido, o que resultou em um instrumento de planejamento pouco eficiente. A despeito de toda complexidade que existe para tornar o PPA um instrumento de planejamento eficiente, há um consenso que ele dever conter indicadores sensíveis e concretos de forma que possa permitir o acompanhamento objetivo, contínuo e simétrico das políticas públicas nele planejadas. Tais indicadores funcionariam como um aparato sensorial que permitiria aperfeiçoar tanto a capacidade governamental quanto possibilitar o acompanhamento por toda a população. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento plurianual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Monitoramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transparência governamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro (Estado) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise qualitativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
Título: dc.title | O plano plurianual 2012-2015 do Estado do Rio de Janeiro como instrumento eficiente de planejamento | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: