Análise dos efeitos da trajetória deformação na curva limite de conformação de um aço livre de intersticiais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoreira, Luciano Pessanha-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5673024226638200-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Maria Carolina dos Santos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5037625890837841-
Autor(es): dc.contributorFonseca, Gláucio Soares da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9663765935778795-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Marcelo Costa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7474898358178270-
Autor(es): dc.contributorDiniz, Saulo Brinco-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9807741117928143-
Autor(es): dc.contributorMartins, Charles de Abreu-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0235084734159122-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7279360933683556-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Jetson Lemos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:47:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:47:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27153-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777490-
Descrição: dc.descriptionA crescente complexidade geométrica dos painéis automotivos, aliada à necessidade de diminuição do tempo despendido para o lançamento dos veículos e redução de peso, são as forças motrizes para o aumento de robustez de processos de estampagem de chapas. Nesse contexto, a geração de informações precisas sobre o comportamento plástico dos aços é fator chave. Uma das informações mais relevantes no projeto de um ferramental, auxiliando como critério de falha do esboço, é a Curva Limite de Conformação (CLC). Contudo, essa curva somente retrata a capacidade de deformação do material na primeira operação de estampagem e não mais nas próximas etapas sob distintas trajetórias de deformação. Em virtude disso, o presente estudo teve por objetivo avaliar os efeitos da trajetória de deformação na CLC de um aço livre de intersticiais. Para tal, foram realizados ensaios de laboratório para reproduzir dos modos de pré­deformação, a saber, tração uniaxial simples e expansão biaxial simétrica em função do nível de trabalho plástico. As chapas no estado como recebido e após os modos de pré­deformação foram avaliadas ora por ensaios mecânicos e ora por técnicas de caracterização microestrutural. Os resultados experimentais evidenciaram a dependência da CLC convencional descrita em deformações principais em relação à trajetória de deformação. Níveis crescentes de pré­deformação por tração uniaxial simples proporcionam um aumento da região segura da CLC no domínio de expansão biaxial. Por outro lado, o aumento da quantidade de pré­deformação por estiramento biaxial simétrico resultou em um importante decréscimo na capacidade de deformação por expansão biaxial da chapa de aço livre de intersticiais. As previsões numéricas da CLC demonstraram que representações nos espaços de tensões principais e deformação plástica equivalente são independentes da trajetória de deformação. Entretanto, os valores dos limites de conformabilidade mostraram­se dependentes dos critérios de plasticidade e equações de encruamento adotados no modelo. Com a técnica de difração de elétrons retroespalhados foi possível avaliar a evolução de textura e estimar indiretamente alterações na subestrutura do aço livre de intersticiais em razão dos diferentes modos de prédeformação. Na análise de difração de elétrons retroespalhados à diante foi possível estabelecer uma avaliação qualitativa da subestrutura, confirmada por meio da técnica de microscopia eletrônica de transmissão.-
Descrição: dc.descriptionThe increase of automotive panels geometry complexity associated the needs to minimize the time to “Start Of Production” and weight reduction, are the driving forces for the increased robustness of sheet metal stamping processes. In this context, the generation of accurate information about the steel plastic behavior is a key factor. One of the most relevant information to the tooling design, acting as sample failure criteria, is the Forming Limit Curve (FLC). However, this curve only shows the material limit strains in the first stamping operation and no longer in the next steps under different strain paths. As a result, the present study aimed to evaluate the effects of strain path on interstitial­free steel FLC. For this purpose, laboratory tests were performed to reproduce pre­strain modes under uniaxial tensile and symmetrical biaxial expansion as a function of plastic working level. The samples as received condition and after the pre­strain modes were evaluated either by mechanical tests or by microstructural characterization techniques. The experimental results evidenced the strain path dependence of the conventional FLC described in principal strain space. Increasing pre­strain levels, under uniaxial tensile, it was observed the FLC safe region improvement of the biaxial expansion domain. On the other hand, increasing the symmetrical biaxial stretching pre­strain resulted in a significant decrease of biaxial expansion steel capacity. Numerical FLC previsions have shown that representations in the principal stress spaces and equivalent plastic strain are independent of strain path. However, the values of the Formability Limits were dependent on the plasticity criteria and hardening equations adopted in the model. With the backscattered electron diffraction technique, it was possible to evaluate the texture evolution and to indirectly estimate changes in the interstitial­free steel substructure due to the different pre­deformation modes. In the scattered electron diffraction analysis, it was possible to establish a substructure qualitative evaluation, confirmed by the transmission electron microscopy technique.-
Descrição: dc.description162 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTrajetória de deformação-
Palavras-chave: dc.subjectCurva limite de conformação-
Palavras-chave: dc.subjectTextura cristalográfica-
Palavras-chave: dc.subjectAço livre de intersticiais-
Palavras-chave: dc.subjectConformação de chapas-
Palavras-chave: dc.subjectDeformação-
Palavras-chave: dc.subjectAço-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Metalúrgica-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectStrain path-
Palavras-chave: dc.subjectForming limit curve-
Palavras-chave: dc.subjectCrystallographic texture-
Palavras-chave: dc.subjectInterstitial-­Free-
Palavras-chave: dc.subjectSheet forming-
Título: dc.titleAnálise dos efeitos da trajetória deformação na curva limite de conformação de um aço livre de intersticiais-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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