Um estudo de caso sobre a motivação no contexto do ambiente de trabalho em uma escola municipal em Barra Mansa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Luiz Carlos-
Autor(es): dc.contributorSilva, Wellington Nascimento-
Autor(es): dc.contributorCabral, Isabel-
Autor(es): dc.creatorMello, Janaina Duarte-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:47:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:47:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2473-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777483-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo verificar a percepção de professores, que trabalham no setor público municipal no ensino fundamental, sobre motivação e ambiente de trabalho. Para tal, foi realizado um estudo de caso exploratório, por meio de uma pesquisa com 33 professores de uma escola púb ica municipal situado na região Sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. Não foram incluídos nesta pesquisa os cargos com posição de liderança com o objetivo de propiciar maior homogeneidade à amostra. Foram entregues 51 questionários, em mãos, sendo que o critério utilizado para distribuição foi o de conveniência de acesso. Na revisão bibliográfica observa-se que, embora estejamos vivendo numa nova era, quando o assunto está relacionado a sentimento humano, como a motivação, pouca coisa mudou. Necessidades devem ser satisfeitas, estímulos podem e devem ser incentivados, e o relacionamento interpessoal ainda são os que mais influenciam os indivíduos. Os resultados da pesquisa exploratória apontam que, no âmbito desta amostra é possível afirmar que os professores desta escola pública de ensino fundamental, sentem-se motivados. E o relacionamento interpessoal do ambiente de trabalho, o desejo de desenvolvimento pessoal apresentados, pelos entrevistados, reforçam a teoria desenvolvida por Clayton Alderfer onde são focados três grupos de necessidades essenciais - existência, relacionamento e crescimento-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to verify the perception of a group of professionals who work in a public elementary school, about motivation and work environment. lt was developed an exploratory case study through a survey with 33 public school teachers in a city located in Sul Fluminense region of Rio de Janeiro State. lt were not included in this research professionals with leading positions in order to provide greater homogeneity in the sample. 51 questionnaires were sent personally and the criteria used for distribution was the convenience of access. The literature review sho s that, although we are living a new era, when we are talking about human feelings, such as motivation, there's no big changes. We need to find solutions to the needs, incentives can and should be encouraged, and interpersonal relationships are still the ones that most exercises influence in people. The resu.lts of exploratory research indicate that, according to this sample we can say in this the public school teachers in primary education feel motivated. The interpersonal work environrnent and the desire for personal development reinforce the theory developed by Clayton Alderfer, who said that groups are focused on three basic needs: existence, relationship and growth-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectRelacionamento interpessoal-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação no trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectRelacionamento interpessoal-
Palavras-chave: dc.subjectMotivation-
Palavras-chave: dc.subjectWork environment-
Palavras-chave: dc.subjectPersonal relationship-
Título: dc.titleUm estudo de caso sobre a motivação no contexto do ambiente de trabalho em uma escola municipal em Barra Mansa-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.