Análise do processo avaliativo como instrumento da prática docente

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Leonardo Moreira da-
Autor(es): dc.contributorChinelli, Maura Ventura-
Autor(es): dc.contributorMarques, Marcelo Monteiro-
Autor(es): dc.creatorFigueiredo, Mayara Barros de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:47:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:47:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-24-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26633-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777482-
Descrição: dc.descriptionO processo de avaliação é indissociável da prática docente e é vivido em toda a vida escolar. Qualquer indivíduo que tenha passado pelo sistema escolar, carrega uma memória ligada ao processo avaliativo a que foi submetido: para alguns avaliação é fazer prova, é tirar uma nota, é ver se aprendeu o suficiente para passar. Essa memória geral é fruto da realidade vivida predominantemente na educação brasileira através das avaliações tradicionais. Se existem novas concepções de avaliação e estratégias de avaliação alternativas, por que ainda predominam as avaliações tradicionais? No contexto do ensino remoto em virtude da pandemia causada pelo SARS-CoV-2 continuou-se avaliando tradicionalmente? Diante destes questionamentos escolheu-se o tema para compreender as dificuldades de alunos e professores no processo de avaliação. Mapeando essas dificuldades foi possível elaborar características avaliativas que visem privilegiar o suporte e o acompanhamento do processo de Ensino-Aprendizagem, sendo aplicável dentro e fora do ensino remoto.-
Descrição: dc.descriptionThe evaluation process is not separable from the teaching practice and is experienced, in one way or another, throughout school life. Any individual that went to the school system carries a memory linked to the evaluation process that was submitted. For some people, evaluation is taking a exam, it is having a grade, it is seeing if the person learned enough to pass. This general memory is the result of the reality experienced mostly in the system through traditional assessments. If there are new evaluation concepts and alternative assessments strategies, why is traditional examination still massive? In the context of remote teaching into the pandemic caused by SARS-CoV-2, has it kept being traditionally evaluated? In front of these questions, the theme was chosen to understand the difficulties of students and teachers in the evaluation process. Mapping these difficulties, it was possible to elaborate evaluative characteristics that aim to privilege the support and monitoring of the Teaching-Learning process, being applicable inside, and outside, of remote teaching.-
Descrição: dc.description58 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação da aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação tradicional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino presencial-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino presencial-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectLearning assessment-
Palavras-chave: dc.subjectTraditional assessment-
Palavras-chave: dc.subjectPresential teaching-
Palavras-chave: dc.subjectRemote teaching-
Título: dc.titleAnálise do processo avaliativo como instrumento da prática docente-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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