Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Leonardo Moreira da | - |
Autor(es): dc.contributor | Chinelli, Maura Ventura | - |
Autor(es): dc.contributor | Marques, Marcelo Monteiro | - |
Autor(es): dc.creator | Figueiredo, Mayara Barros de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:47:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:47:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26633 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777482 | - |
Descrição: dc.description | O processo de avaliação é indissociável da prática docente e é vivido em toda a vida escolar. Qualquer indivíduo que tenha passado pelo sistema escolar, carrega uma memória ligada ao processo avaliativo a que foi submetido: para alguns avaliação é fazer prova, é tirar uma nota, é ver se aprendeu o suficiente para passar. Essa memória geral é fruto da realidade vivida predominantemente na educação brasileira através das avaliações tradicionais. Se existem novas concepções de avaliação e estratégias de avaliação alternativas, por que ainda predominam as avaliações tradicionais? No contexto do ensino remoto em virtude da pandemia causada pelo SARS-CoV-2 continuou-se avaliando tradicionalmente? Diante destes questionamentos escolheu-se o tema para compreender as dificuldades de alunos e professores no processo de avaliação. Mapeando essas dificuldades foi possível elaborar características avaliativas que visem privilegiar o suporte e o acompanhamento do processo de Ensino-Aprendizagem, sendo aplicável dentro e fora do ensino remoto. | - |
Descrição: dc.description | The evaluation process is not separable from the teaching practice and is experienced, in one way or another, throughout school life. Any individual that went to the school system carries a memory linked to the evaluation process that was submitted. For some people, evaluation is taking a exam, it is having a grade, it is seeing if the person learned enough to pass. This general memory is the result of the reality experienced mostly in the system through traditional assessments. If there are new evaluation concepts and alternative assessments strategies, why is traditional examination still massive? In the context of remote teaching into the pandemic caused by SARS-CoV-2, has it kept being traditionally evaluated? In front of these questions, the theme was chosen to understand the difficulties of students and teachers in the evaluation process. Mapping these difficulties, it was possible to elaborate evaluative characteristics that aim to privilege the support and monitoring of the Teaching-Learning process, being applicable inside, and outside, of remote teaching. | - |
Descrição: dc.description | 58 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação da aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação tradicional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino presencial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino presencial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning assessment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Traditional assessment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Presential teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Remote teaching | - |
Título: dc.title | Análise do processo avaliativo como instrumento da prática docente | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: