Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Knauss, Paulo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:46:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:46:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-10-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/140 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777467 | - |
Descrição: dc.description | O trabalho aponta, inicialmente, como a afirmação da história científica conduziu ao desprezo da imagem como fonte histórica. Desse modo, a historiografia se afastou da tradição erudita dos antiquários do classicismo europeu. Em seguida, o trabalho caracteriza o processo de institucionalização dos estudos visuais a partir da afirmação do conceito de cultura visual, no universo acadêmico dos Estados Unidos.Depois de apresentar as diferentes definições do conceito de cultura visual, o texto encaminha uma discussão sobre como este conceito foi sendo valorizado no campo da história da arte ao sublinhar o caráter histórico do estatuto artístico, o que permite aproximar a história da imagem da história da arte. | - |
Descrição: dc.description | Sim | - |
Descrição: dc.description | To begin with, this work points out how the affirmation of scientific history has led to a disregard of image as a historical source; this way, historiography deviated from the scholar tradition of European classicism antiquaries. Then, it characterizes the visual studies'instituonalization process from the affirmation of the concept of visual culture in the American academic universe. After introducing the different definitions of the visual cultures conception, this work goes into a discussion on how such concept was valued in the field of art history in emphasizing the historical nature of the artistic code, which makee possible a convergence of image history and art history. | - |
Formato: dc.format | text/plain | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historiografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da imagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historiography | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visual culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Image history | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art history | - |
Título: dc.title | O desafio de fazer História com imagens: arte e cultura visual | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Artigo de periódicos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: