Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lagares, Xoan Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor | Savedra, Mônica Maria Guimarães | - |
Autor(es): dc.contributor | Lagorio, Maria Aurora Consuelo Alfaro | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Thábata Christina Gomes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:46:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:46:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11147 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777443 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa, situada no âmbito da Sociolinguística, busca analisar um fenômeno linguístico e cultural muito debatido e polemizado nos Estados Unidos da América: o Spanglish. Apesar de estar muito associado a uma possível “deficiência linguística” dos seus falantes, o Spanglish vem marcando presença nas comunidades hispano-falantes dos EUA, sendo frequente seu uso nos meios de comunicação, na música e na Literatura. Isso tudo vem demonstrando que este fenômeno está-se convertendo em algo mais que uma simples “mistura de línguas”: em um símbolo de identidade “mestiça”. Logo, nesta dissertação, objetiva-se analisar este fenômeno enquanto marca de identidade cultural de muitos hispano-falantes nos EUA, através do estudo das principais representações, ideologias e políticas linguísticas relacionadas a ele. Mediante o estudo das representações e das ideologias linguísticas veiculadas ao Spanglish pode-se compreender como os falantes conceituam este fenômeno linguístico e como se posicionam diante dele, além das principais ideias que podem estimular ou inibir seu uso. Por meio da observação das políticas linguísticas relacionadas ao Spanglish nos EUA, pode-se examinar quais as principais estratégias políticas para estimular sua disseminação e/ou evitar sua expansão. Ainda que seja muito criticado e haja muitas tentativas de “coibir” seu uso, o Spanglish tem-se tornado um símbolo de identidade de muitos hispano-falantes nos Estados Unidos, pois reflete a marca de uma “população” que, em meio a diferentes comunidades de fala, acaba por produzir uma peculiar maneira de falar, de expressar-se, de viver | - |
Descrição: dc.description | Esta investigación, en el ámbito de la Sociolingüística, busca analizar un fenómeno lingüístico y cultural involucrado en muchos debates y en muchas polémicas en los Estados Unidos: el Spanglish. A pesar de estar muy asociado a una posible “deficiencia lingüística” de sus hablantes, el Spanglish marca presencia en las comunidades hispanohablantes de EE.UU., con su uso frecuente en los medios de comunicación, en la música y en la Literatura. Todo eso demuestra que este fenómeno se está a convertir en algo más que una simples “mezcla de lenguas”: en un símbolo de identidad “mestiza”. Por lo tanto, en esta disertación, se objetiva analizar este fenómeno en cuanto marca de identidad cultural de muchos hispanohablantes en EE.UU., a través del estudio de las principales representaciones, ideologías y políticas lingüísticas en torno de él. Mediante el estudio de las representaciones y de las ideologías lingüísticas vehiculadas al Spanglish se puede comprender cómo los hablantes conciben este fenómeno lingüístico y cómo se posicionan delante de él, además de las principales ideas que pueden estimular o inhibir su uso. Por medio de la observación de las políticas lingüísticas relacionadas al Spanglish en EE.UU., se puede examinar cuáles son las principales estrategias políticas para estimular su diseminación y/o evitar su expansión. Aunque sea muy criticado y haga muchos intentos de “cohibir” su uso, el Spanglish se ha convertido en un símbolo de la identidad de muchos hispanohablantes en los Estados Unidos, pues refleja la marca de una “población” que, en medio a diferentes comunidades de habla, acaba por producir una peculiar manera de hablar, de expresarse, de vivir | - |
Descrição: dc.description | 212 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Spanglish | - |
Palavras-chave: dc.subject | Línguas em contato | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inglês/espanhol | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representações e ideologias linguísticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas linguísticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espanhol | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inglês | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociolinguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Spanglish | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lenguas en contacto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inglés/español | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representaciones y ideologías lingüísticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas lingüísticas | - |
Título: dc.title | Spanglish : representações, ideologias e políticas linguísticas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: