Modelos pedagógicos tridimensionais como recursos educacionais para o ensino - aprendizagem de Ciências.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChacon, Eluzir Pedrazzi-
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Pedro Ivo Canesso-
Autor(es): dc.contributorCova, Rose Mary Latini,-
Autor(es): dc.creatorCosta, Maycon Saviole da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:46:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:46:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-27-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32732-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777442-
Descrição: dc.descriptionModelos pedagógicos servem ao propósito de organizar, orientar e facilitar o processo de ensino-aprendizagem, sendo importantes para o ensino de Ciências ao possibilitar a adequação de estratégias didáticas aos alunos e assim, facilitar a compreensão de diferentes conhecimentos científicos. Eles também favorecem o desenvolvimento de habilidades e competências científicas, como observação, experimentação, argumentação, comunicação, criatividade e resolução de problemas. O trabalho visa investigar o uso de modelos em sala de aula no Ensino de Ciências, além de motivar seu uso e produção, apontando e avaliando os modelos tridimensionais impressos como recursos didáticos alternativos a outros tipos de modelos pedagógicos. A partir da observação da realidade de algumas escolas da rede estadual do município de Nova Friburgo-RJ, onde há equipamentos de impressão 3D disponíveis, mas, sem professores capacitados para utilizá-los, buscou-se a produção de modelos, a comparação dos valores de produção através da impressão 3D com aqueles presentes em lojas virtuais, a avaliação dos protótipos com estudantes de turmas do 6o ano do Ensino Fundamental e da 1a série do Ensino Médio por meio de Sequências Didáticas e a realização de duas oficinas sobre produção de modelos pedagógicos por meio da impressão 3D para a capacitação de professores que atuam nas redes pública e privada e de licenciandos em Ciências Biológicas pela UERJ no Polo CEDERJ de Nova Friburgo. As açõesdesenvolvidas nesta pesquisa possibilitaram identificar as potencialidades e os desafios do uso de modelos pedagógicos no Ensino de Ciências assim como, avaliar modelos impressos em 3D como uma alternativa para a produção desses relevantes recursos didáticos. Dentre os resultados obtidos, foi possível constatar a eficácia do uso dos modelos como importantes recursos didáticos no Ensino de Ciências, com a observação do aumento da compreensão e do interesse dos estudantes no processo de construção de saberes e também da motivação dos professores e futuros professores na produção e uso de tais recursos. Como produto educacional da pesquisa foi desenvolvido um e-book intitulado “Guia para o uso e produção de Modelos Pedagógicos”, que apresenta a relevância dos modelos, duas Sequências didáticas elaboradas e um passo a passo para a produção de modelos pedagógicos através da impressão 3D.-
Descrição: dc.descriptionPedagogical models serve the purpose of organizing, guiding and facilitating the teaching-learning process, being important for Science teaching by enabling the adaptation of teaching strategies to students and thus facilitating the understanding of different scientific knowledge. They also favor the development of scientific skills and competencies, such as observation, experimentation, argumentation, communication, creativity and problem solving. The work aims to investigate the use of models in the classroom in Science Teaching, in addition to motivating their use and production, pointing out and evaluating printed three-dimensional models as alternative teaching resources to other types of pedagogical models. Based on observation of the reality of some schools in the state network in the city of Nova Friburgo-RJ, where 3D printing equipment is available, but without teachers trained to use it, we sought to produce models, compare values of production through 3D printing with those present in virtual stores, the evaluation of prototypes with students from classes in the 6th year of Elementary School and the 1st year of High School through Didactic Sequences and the holding of two workshops on the production of pedagogical models through 3D printing to train teachers who work in public and private networks and graduates in Biological Sciences from UERJ at the CEDERJ Center in Nova Friburgo. The actions developed in this research made it possible to identify the potential and challenges of using pedagogical models in Science Teaching, as well as evaluating 3D printed models as an alternative for the production of these relevant teaching resources. Among the results obtained, it was possible to verify the effectiveness of using models as important teaching resources in Science Teaching, with the observation of increased understanding and interest of students in the process of knowledge construction and also the motivation of teachers and future teachers. in the production and use of such resources. As an educational product of the research, an e-book entitled “Guide for the use and production of Pedagogical Models” was developed, which presents the relevance of the models, two elaborate didactic sequences and a step-by-step guide for the production of pedagogical models through 3D printing.-
Descrição: dc.description144 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectModelos Pedagógicos; Impressão 3D; Ensino de Ciências.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da Ciências, Material didático, Impressão 3D, Processo de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical Models; 3D printing; Science Teacher.-
Título: dc.titleModelos pedagógicos tridimensionais como recursos educacionais para o ensino - aprendizagem de Ciências.-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.