Feiras-livres em Niterói e Maricá, RJ: uma análise de gestão deste canal de vendas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Marcos Alexandre-
Autor(es): dc.contributorSilva, Ivenio Moreira da-
Autor(es): dc.contributorMachado, Josiane da Silva Torres-
Autor(es): dc.creatorSouza, João Marcelo de Resende-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:46:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:46:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29985-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777437-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem as feiras-livres, um circuito curto de comercialização, como tema central, abordando aspectos de gestão e políticas de incentivo e desenvolvimento para que este canal de vendas continue resistindo aos avanços da sociedade e novas formas de comercialização. A metodologia utilizada para levantamento de dados foi entrevista semiestruturada somada à observação ativa nas visitas de campo realizadas nas 12 feiras, sendo 10 em Niterói e 2 em Maricá, além da proposta de metodologia de avaliação de sucesso de uma feira. Foram identificadas 5 feiras convencionais e 7 feiras ecológicas; foram observadas 162 barracas e 70 feirantes entrevistados no total. A maioria dos feirantes são feirantes comerciantes e 29,9% são feirantes produtores; a maioria dos feirantes produtores está inserida nas feiras ecológicas; O resultado da metodologia trouxe dados acerca das dinâmicas atuais acerca da gestão das feiras-livres na cidade, com isso possibilitou identificar melhores práticas de gestão e o que pode ser melhorado a partir da perspectiva do feirante. Entendeu-se que a participação de um órgão gestor melhora a dinâmica das feiras ao fornecer elementos necessários para uma boa realização, buscando formas de valorizar os agricultores locais. Foi identificado que ambas cidades apresentam programas e políticas públicas de fomento à agroecologia, em estágios diferentes, mas que caminham para a fortalecer e permitir, ainda mais, a permanência do homem no campo-
Descrição: dc.descriptionThis work has street fair or street market, a short commercialization circuit, as its central theme, addressing aspects of management and development policies so this sales channel can resist the advances of society and, eventually, new forms of commercialization. The methodology used for data collection was a semi-structured interview added to active observation in field visits on 12 street markets, 10 in Niterói and 2 in Maricá. Then, proposed a methodology for evaluating the success of a fair. 5 conventional street markets and 7 ecological street market were identified; 162 stalls were observed and 70 marketers were interviewed in total; Most market traders are merchant traders and 29.9% are producer traders; Most producer traders are part of ecological street markets; The result of the methodology brought data about the current dynamics about the management of street markets in the cities, witch made it possible to identify best management practices and what can be improved from the perspective of the traders. It was understood that the participation of a management body improves the dynamics of the street markets by providing the necessary elements for a good performance, seeking ways to value local producers. It was identified that both cities have programs and public policies to promote agroecology, at different stages, but that are moving towards strengthening it and allowing, even more, the permanence of men in the land.-
Descrição: dc.description97 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCircuitos curtos de comercialização-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subjectAgricultura familiar-
Palavras-chave: dc.subjectFeira livre-
Palavras-chave: dc.subjectAgricultura familiar-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectShort circuits of commercialization-
Palavras-chave: dc.subjectAdministration-
Palavras-chave: dc.subjectFamily farming-
Título: dc.titleFeiras-livres em Niterói e Maricá, RJ: uma análise de gestão deste canal de vendas-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.