Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Edson Pereira da | - |
Autor(es): dc.creator | Nicola, Luca Ribeiro Mendes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:46:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:46:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31919 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777422 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho investigou um volume da coleção Cadernos do Povo Brasileiro, produzida pelo Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB) em parceria com a Editora Civilização Brasileira na década de 1960 e apagada pela ditadura militar. O livro, intitulado De que morre o nosso povo? foi escrito por Aguinaldo Nepomuceno Marques e tem como foco o estado de saúde da população brasileira. A escolha pelo livro reside no fato de que, dentro da coleção, foi um dos volumes sobre os quais não se produziu nenhuma análise teórica aprofundada. Nesse sentido, a experiência dos Cadernos é recuperada como um esforço engajado de popularização da ciência, além de produzir uma análise sobre o livro de Marques (1963), focando na chave analítica utilizada pelo autor para compreender o fenômeno da saúde. Por último, buscou-se relacionar o conteúdo do livro com temas sobre saúde na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com vistas a sua utilização como instrumento pedagógico no ensino sobre saúde. Para tanto, foi feito um levantamento bibliográfico como forma de reunir informações a respeito da coleção e do livro de Marques (1963). Em seguida, os referenciais teóricos utilizados para analisar a coleção e o livro foram delineados, e foi feita uma contextualização histórica dos principais conceitos de saúde nos séculos XX e XXI. A partir disso, temas relacionados aos conceitos de saúde foram buscados na BNCC para, finalmente, produzir uma cotização dos temas presentes na BNCC com aqueles presentes no livro de Marques (1963). Em relação aos Cadernos, é defendida a sua classificação como uma forma de popularização científica por atuar como um instrumento de mediação entre o conhecimento científico e as classes populares, sendo, portanto, politicamente engajada com as lutas sociais em curso no Brasil da década de 1960. Sobre o livro De que morre o nosso povo? foi constatado que Marques (1963) se utiliza de uma concepção social de saúde para avaliar a saúde da população, partindo de uma análise de classe da sociedade. Fortemente influenciado pelo nacional-reformismo do ISEB e pelo etapismo do Partido Comunista Brasileiro (PCB), o livro propõe que as causas da saúde precária residem na estrutura econômica do país, dominada pelo imperialismo estadunidense e o latifúndio. A solução para Marques (1963), portanto, é uma revolução que permita o desenvolvimento do capitalismo brasileiro para, em seguida, realizar a etapa socialista da revolução. Tratando da BNCC, foram identificados temas no documento referentes aos principais conceitos de saúde (biologicista, holístico e social), assim como no livro. Assim, o livro é útil em sala da aula não só na ilustração de conceitos, como também na discussão critica destes mesmos conceitos. Portanto, é defendida a utilização do livro de Marques (1963) como instrumento pedagógico de 4 formas em sala de aula: uso ilustrativo, crítico, como base para criação de roteiros didáticos e como obra paradidática. O livro de Marques (1963), que foi reprimido pela ditadura militar e abandonado pelas novas correntes teóricas avessas à ideia de luta de classes, deve ser resgatado visto que representou uma vanguarda teórica para as classes populares podendo, ainda, contribuir enormemente para a análise de classe do Brasil atualmente. | - |
Descrição: dc.description | The present work investigated a volume of the collection called Cadernos do Povo Brasileiro (Notebooks of the Brazilian People) produced by the Instituto Superior de Estudos Brasileiros-ISEB (Superior Institute of Brazilian Studies) in partnership with Editora Civilização Brasileira (Brazilian Civilization Publishing Company) in the 1960s and erased by the military dictatorship. The book, entitled De que more o nosso povo? (What does our people die of?) was written by Aguinaldo Nepomuceno Marques and addresses the health status of the Brazilian population. The book was chosen due to the fact that, within the collection, it’s one of the volumes which there is no in-depth theoretical analysis produced about. So, it was employed a recovery of the Cadernos as a committed effort to popularize science, in addition to the production of an analysis of Marques' book (1963), focusing on the analytical key used by the author to understand the health phenomenon. Finally, a relation was set between the content of the book and the themes on health in the Base Nacional Comum Curricular- BNCC (National Common Curricular Base), in order to propose the use of the book as a pedagogical tool in health education. A bibliographic survey was carried out as a way of gathering information about the collection and the book by Marques (1963). Then, the theoretical frameworks used to analyze the collection and the book were outlined, and a historical contextualization of the main health concepts in the 20th and 21st centuries was done. From this, themes related to health concepts were sought in the BNCC to, finally, produce a quotation of the themes present in the BNCC with those present in the book by Marques (1963). Regarding the collection, its classification as a form of scientific popularization is defended as it acted as an instrument of mediation between scientific knowledge and the popular classes, being, therefore, politically engaged with the ongoing social struggles in Brazil in the 1960s. About the book De que more o nosso povo?, it was found that Marques (1963) used a social concept of health to assess the health of the population, based on a class analysis of society. Strongly influenced by ISEB's national-reformism and by the Brazilian Communist Party (PCB) etapism, the book proposed that the causes of poor health reside in the country's economic structure, dominated by US imperialism and Brazilian landowners. The solution for Marques (1963), therefore, was a revolution that would allow the development of capitalism and then carry out the socialist stage of the revolution. Regarding the BNCC, themes were identified in the document referring to the main concepts of health (biological, holistic and social), as well as in Marques’ book (1963). Thus, the book is useful in the classroom not only for the illustration of concepts, but also for the critical discussion of these same concepts. Therefore, the use of Marques' book (1963) is defended as a pedagogical tool in 4 ways: illustrative, critical use, as a basis for the creation of didactic scripts and as a paradidactic book. Marques's book (1963), which was repressed by the military dictatorship and abandoned by new theoretical trends that were averse to the idea of class struggle, must be rescued since it represented a theoretical vanguard for the popular classes and could also contribute enormously to the class analysis in Brazil today. | - |
Descrição: dc.description | 75 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Popularização da ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro paradidático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência engajada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intelectual orgânico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Divulgação da ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa bibliográfica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material bibliográfico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific popularization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paradidatic book | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engaged science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Party intellectual | - |
Título: dc.title | Uma Biologia rebelde e renegada: Aguinaldo Nepomuceno Marques nos Cadernos do Povo Brasileiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: