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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Morais, Fernando | - |
Autor(es): dc.contributor | Bragança, Mauricio | - |
Autor(es): dc.contributor | Alvim, Luíza Beatriz | - |
Autor(es): dc.creator | Dias Junior, Jocimar Soares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:46:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:46:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21787 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777411 | - |
Descrição: dc.description | Neste estudo, utilizaremos o conceito de ritornelo elaborado por Gilles Deleuze e Félix Guattari em Mil Platôs como ferramenta teórica para analisar os momentos musicais falhados dos filmes de Theo Angelopoulos, em suas variantes (des-/re-)territorializações. Também procuraremos demonstrar que, nestes filmes, a utopia aparece de maneira diferente em relação à sensação de utopia no musical americano, tal qual definida por Richard Dyer, e para isto utilizaremos outras concepções de utopia encontradas em obras de Deleuze e Guattari. Assim, primeiro mapearemos o musical americano, soviético e grego, principalmente a recorrência do tema do nascimento da nação em ritornelos da Terra que exibem um povo preexistente à sua própria fundação, e que corroboram uma utopia transcendente, a utopia como “algo melhor para onde escapar”. Em seguida, analisaremos A Viagem dos Comediantes (1975) de Angelopoulos, onde as canções em canto amador à capela funcionam como atos de resistência, em ritornelos do Povo de uma nação em transição histórica, e a utopia só pode ser pensada enquanto “ação e paixão revolucionárias”, nos termos de Deleuze e Guattari em O Anti-Édipo. Por fim, examinaremos os momentos musicais de outro longa de Angelopoulos, O Passo Suspenso da Cegonha (1991), onde da conjunção entre ruídos e silêncio no limiar da fronteira surgem ritornelos modernos, moleculares ou desterritorializados que conjuram um povo por vir, ainda-não-existente, e onde a utopia remete ao interstício entre o aqui-agora e o lugar-nenhum, tal qual aparece em O que é a filosofia?, outra obra de Deleuze e Guattari. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | In this research, we will use Gilles Deleuze and Félix Guattari’s concept of the refrain (as it appears in A Thousand Plateaus) as a theoretical tool to analise the failed musical moments in the films of Theo Angelopoulos, in their varied (de-/re-)territorializations. Our aim will be to demonstrate that, in his films, utopia doesn’t appear as the sensation of utopia in the American musical such as defined by Richard Dyer, and for this we will use other notions of utopia found in works by Deleuze and Guattari. Thus, we will first map the American, Soviet, and Greek musicals, mainly through the recurrence of the theme of the birth of the nation in refrains of the Earth that exhibit a people pre-existent to its own foundation, and which emphasize a transcendent utopia, utopia as “something better to escape into”. Then, we will review Angelopoulos’ The Travelling Players (1975), where songs in artless singing function as acts of resistance, in the refrains of the People of a nation in historical transition, and utopia can only be thought of as “revolutionary action and passion”, according to Deleuze and Guattari in Anti-Oedipus. Finally, we will investigate the musical moments of another Angelopoulos feature, The Suspended Step of the Stork (1991), where the combination of noises and silence at the borderline brings up modern, molecular, or deterritorialized refrains that conjure up a people yet-to-come, and where utopia refers to the interstice between now-here and no-where, as it appears in What is Philosophy?, another work of Deleuze and Guattari. | - |
Descrição: dc.description | 129f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ritornelo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Momento musical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Utopia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Angelopoulos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deleuze e Guattari | - |
Palavras-chave: dc.subject | Musical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Angelopoulos, Theo, 1935-2012 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Refrain | - |
Palavras-chave: dc.subject | Musical moment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Utopia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Angelopoulos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deleuze and Guattari | - |
Título: dc.title | Ritornelo e utopia: os momentos musicais no cinema de Theo Angelopoulos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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