Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Simone Dantas de | - |
Autor(es): dc.contributor | Furtado, Ana Luísa Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Thiago de Menezes Duarte e | - |
Autor(es): dc.creator | Ricardo, Luisa de Oliveira Frickes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:46:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:46:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25149 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777409 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho, apresentamos as potencialidades da proposta didática de jogos no ensino de matemática, em particular de análise combinatória. Propomos o jogo “Você é o(a) Técnico”, que possui como principal objetivo praticar os conceitos de permutação, arranjo e combinação, assim como estabelecer a relação e a diferença que tais conceitos possuem entre si. Apresentamos os resultados de uma pesquisa em relação à análise combinatória como disciplina obrigatória em treze cursos de formação de professor do Rio de Janeiro. Com base na pesquisa, entrevistamos o coordenador do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense a respeito da adoção da análise combinatória na grade obrigatória do curso após a mudança de currículo, ocorrida em 2018; e, sobre o ensino de análise combinatória nas escolas. Apresentamos referenciais teóricos que tentam explicar porque a combinatória ainda é ensinada como um mero jogo de fórmulas, e mostrar novas formas de ensinar a disciplina valorizando o raciocínio combinatório | - |
Descrição: dc.description | In this work, we present the potentialities of using games in math teaching, particularly combinatory. We propose the game “Você é o(a) Técnico(a)”, whose main objective is to practice knowledge about permutation, arrangement and combination, such as establish the difference between such concepts. We present the results from a research regarding the combinatorial analysis as a compulsory subject in thirteen teacher-training courses in Rio de Janeiro. Based on this research, we interviewed the coordinator of the Mathematics Degree course from Fluminense Federal University about the adoption of combinatory among the compulsory subjects after the curriculum change, in 2018, and, about the combinatorial teaching in schools. We present theoretical references that tries to explain why the combinatorial analysis is still taught as mathematical formulas, and show new ways of teaching this subject valuing the combinatorial reasoning | - |
Descrição: dc.description | 36 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise combinatória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Raciocínio combinatório | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos no ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo em educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise combinatória (Matemática) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Combinatorial analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Combinatorial reasoning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Games in teaching | - |
Título: dc.title | Jogo “você é o(a) técnico(a)”: praticando conceitos de permutação, arranjo e combinação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: