Jogo “você é o(a) técnico(a)”: praticando conceitos de permutação, arranjo e combinação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Simone Dantas de-
Autor(es): dc.contributorFurtado, Ana Luísa Carvalho-
Autor(es): dc.contributorSilva, Thiago de Menezes Duarte e-
Autor(es): dc.creatorRicardo, Luisa de Oliveira Frickes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:46:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:46:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-09-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-09-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25149-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777409-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho, apresentamos as potencialidades da proposta didática de jogos no ensino de matemática, em particular de análise combinatória. Propomos o jogo “Você é o(a) Técnico”, que possui como principal objetivo praticar os conceitos de permutação, arranjo e combinação, assim como estabelecer a relação e a diferença que tais conceitos possuem entre si. Apresentamos os resultados de uma pesquisa em relação à análise combinatória como disciplina obrigatória em treze cursos de formação de professor do Rio de Janeiro. Com base na pesquisa, entrevistamos o coordenador do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal Fluminense a respeito da adoção da análise combinatória na grade obrigatória do curso após a mudança de currículo, ocorrida em 2018; e, sobre o ensino de análise combinatória nas escolas. Apresentamos referenciais teóricos que tentam explicar porque a combinatória ainda é ensinada como um mero jogo de fórmulas, e mostrar novas formas de ensinar a disciplina valorizando o raciocínio combinatório-
Descrição: dc.descriptionIn this work, we present the potentialities of using games in math teaching, particularly combinatory. We propose the game “Você é o(a) Técnico(a)”, whose main objective is to practice knowledge about permutation, arrangement and combination, such as establish the difference between such concepts. We present the results from a research regarding the combinatorial analysis as a compulsory subject in thirteen teacher-training courses in Rio de Janeiro. Based on this research, we interviewed the coordinator of the Mathematics Degree course from Fluminense Federal University about the adoption of combinatory among the compulsory subjects after the curriculum change, in 2018, and, about the combinatorial teaching in schools. We present theoretical references that tries to explain why the combinatorial analysis is still taught as mathematical formulas, and show new ways of teaching this subject valuing the combinatorial reasoning-
Descrição: dc.description36 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise combinatória-
Palavras-chave: dc.subjectRaciocínio combinatório-
Palavras-chave: dc.subjectJogos no ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectJogo em educação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise combinatória (Matemática)-
Palavras-chave: dc.subjectCombinatorial analysis-
Palavras-chave: dc.subjectCombinatorial reasoning-
Palavras-chave: dc.subjectGames in teaching-
Título: dc.titleJogo “você é o(a) técnico(a)”: praticando conceitos de permutação, arranjo e combinação-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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