Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Dagmar de Mello e | - |
Autor(es): dc.contributor | Braz, Ruth Maria Mariani | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Janie Garcia da | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Tatiana Araújo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Yamasaki, Alice Akemi | - |
Autor(es): dc.creator | Dias, Guilherme Moreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:46:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:46:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30107 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777400 | - |
Descrição: dc.description | O ensino do Ballet Clássico presente em escolas e espaços de dança ainda é um aprendizado pouquíssimo oferecido para o público de pessoas que possuem alguma deficiência e que desejam usufruir dessa arte. O projeto Arte e Movimento é realizado com alunos da Associação Pestalozzi do município de Duque de Caxias, com aulas semanais regulares de Ballet Clássico e a construção de, ao menos, dois espetáculos de ballet coreografados ao longo de cada ano. O objetivo deste trabalho de pesquisa é a realização de um minidocumentário visando refletir sobre as experiências de inclusão vivenciadas pelos participantes do projeto Arte e Movimento, no período de 2013 até 2019. A metodologia foi organizada em etapas. Inicialmente, através de pesquisa bibliográfica sobre Dança, apoiada em autores clássicos e atuais como Laban (1978); Marques (1997), Amoedo (2001), Ferreira e Vilela (2010), Carmo (2014) e Salles (2021), trouxemos a discussão do tema em diálogo com possibilidades de inclusão. As referências teóricas deram suporte às análises e às reflexões desta dissertação. A seguir, assumimos a seleção e catalogação de imagens e vídeos de aulas e eventos promovidos pelo projeto Arte e Movimento, no período delimitado para este trabalho. Por fim, como terceira etapa, apresenta-se o roteiro do documentário Ballet em Corpos Diversos apontando as especificidades e as possibilidades do ensino de Ballet Clássico para pessoas com deficiência. O documentário constitui o produto desta pesquisa que foi realizado como um curta metragem com a trajetória do projeto Arte e Movimento. Os resultados do projeto de pesquisa do mestrado evidenciam a importância da promoção de um ensino e aprendizagem da dança com inclusão, tornando viável as possibilidades de que um número cada vez mais expressivo de pessoas com deficiência possam usufruir da vivência artística, ressignificando os olhares da sociedade sobre o corpo com deficiência. | - |
Descrição: dc.description | The teaching of Classical Ballet offered in schools and dance spaces is still extraordinarily little learning offered to the public of people who have a disability and who wish to enjoy this art. The Art and Movement project is conducted with students from the Pestalozzi Association of the municipality of Duque de Caxias, with regular weekly Classical Ballet classes, and the construction of at least two choreographed ballet shows throughout the year. The objective of this research work is to make a mini documentary to reflect on the experiences of inclusion experienced by the participants of the Art and Movement project, in the period from 2013 to 2019. The methodology was organized in stages. Initially, through bibliographical research on Dance, supported by classical and current authors such as Laban (1978); Marques (1997), Amoedo (2001), Ferreira and Vilela (2010), Carmo (2014) and Salles (2021) we brought the discussion of the theme in dialogue with possibilities for inclusion. The theoretical references supported the analyses and reflections of this dissertation. Next, we assume the selection and cataloguing of images and videos of classes and events promoted by the Art and Movement project, in the period delimited for this work. Finally, as a third stage, the script of the documentary Ballet in Diverse Bodies is presented, pointing out the specificities and possibilities of teaching Classical Ballet to people with disabilities. The documentary is the product of this research that was made as a short film with the trajectory of the Art and Movement project. The results of the master's research project highlight the importance of promoting dance teaching and learning with inclusion, making feasible the possibilities that an increasingly expressive number of people with disabilities can enjoy the artistic experience, resignifying society's views on the body with disabilities. | - |
Descrição: dc.description | 63 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | dança inclusiva, ballet clássico inclusivo , arte e deficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão social, Arte, Dança, Pessoa com deficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | inclusive dance, inclusive classical ballet, art and disability | - |
Título: dc.title | Documentário sobre o ensino de Ballet Clássico para alunos com deficiência: a criação de novos territórios de existência | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: