Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lemos, Carlos Eugênio | - |
Autor(es): dc.contributor | Lemos, Carlos Eugênio | - |
Autor(es): dc.contributor | Paiva, Andrea Lúcia da Silva de | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Flávia Mendes | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Anderson de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:46:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:46:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5025 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777393 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo desse trabalho é demonstrar o resultado da pesquisa feita com o objetivo de compreender, em qual medida os discursos do Banco Mundial, que justificam reformas que adéquam a educação brasileira às exigências do mercado, têm influenciado na seleção de conhecimentos do currículo para o ensino médio. A partir do estudo teórico; da revisão bibliográfica do tema, através de artigos publicados em revistas sobre educação e seminários de pesquisas; e da aplicação do método Análise de Discurso, num dos documentos do Banco Mundial direcionado ao governo brasileiro, e também no texto da Lei 13.415, que realiza a reforma no ensino médio. Foi observado como resultado das relações do país com o Banco, no que diz respeito ao currículo do ensino médio, uma desvalorização dos conhecimentos necessários aos nossos jovens para o exercício da cidadania. | - |
Descrição: dc.description | The purpose of this paper is to present the research on the relations between the World Bank and the high school curriculum. As a result of these relationships, it presents a devaluation of the knowledge necessary for the practice of citizenship, during the process of selection of knowledge for the secondary school curriculum. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Campos dos Goytacazes | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Banco Mundial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Banco Mundial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | - |
Palavras-chave: dc.subject | High school | - |
Palavras-chave: dc.subject | World Bank | - |
Título: dc.title | Passos em falso? Investigação sobre a relação entre o Banco Mundial e o currículo do Ensino Médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: