Passos em falso? Investigação sobre a relação entre o Banco Mundial e o currículo do Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLemos, Carlos Eugênio-
Autor(es): dc.contributorLemos, Carlos Eugênio-
Autor(es): dc.contributorPaiva, Andrea Lúcia da Silva de-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Flávia Mendes-
Autor(es): dc.creatorAlves, Anderson de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:46:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:46:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-26-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-26-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5025-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777393-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desse trabalho é demonstrar o resultado da pesquisa feita com o objetivo de compreender, em qual medida os discursos do Banco Mundial, que justificam reformas que adéquam a educação brasileira às exigências do mercado, têm influenciado na seleção de conhecimentos do currículo para o ensino médio. A partir do estudo teórico; da revisão bibliográfica do tema, através de artigos publicados em revistas sobre educação e seminários de pesquisas; e da aplicação do método Análise de Discurso, num dos documentos do Banco Mundial direcionado ao governo brasileiro, e também no texto da Lei 13.415, que realiza a reforma no ensino médio. Foi observado como resultado das relações do país com o Banco, no que diz respeito ao currículo do ensino médio, uma desvalorização dos conhecimentos necessários aos nossos jovens para o exercício da cidadania.-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this paper is to present the research on the relations between the World Bank and the high school curriculum. As a result of these relationships, it presents a devaluation of the knowledge necessary for the practice of citizenship, during the process of selection of knowledge for the secondary school curriculum.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherCampos dos Goytacazes-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectBanco Mundial-
Palavras-chave: dc.subjectBanco Mundial-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school-
Palavras-chave: dc.subjectWorld Bank-
Título: dc.titlePassos em falso? Investigação sobre a relação entre o Banco Mundial e o currículo do Ensino Médio-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.