Vamos brincar de aprender? jogos como estratégia para a transposição didática no ensino de Sociologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCruvello, Elisabete-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Rosana da Câmara-
Autor(es): dc.contributorMarendino, Rosane-
Autor(es): dc.creatorMoura, Gabriela da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:46:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:46:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9862-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777388-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho é demonstrara importância da aplicação dos jogos como recurso para a transposição didática no ensino da sociologia. Ao se considerar a disciplina sociologia, que passou por intermitências ao longo da história, se tem como consequência, uma carência considerável de materiais que auxiliem na construção do planejamento de aula em comparação às outras disciplinas. As questões norteadoras desse trabalho são: De que forma se pode utilizar os jogos como recurso para a transposição didática no ensino da sociologia? E, como os novos dispositivos de ensino aprendizagem podem servir de material para o ensino da sociologia? A discussão teórica se sustenta em autores como Geraldo Peçanha de Almeida, Jean Piaget, além de outros estudiosos sobre o tema como Tizuko Morchida Kishimoto e Gilson Schwartz. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada numa análise do emprego de jogos com turmas do ensino médio no Colégio Estadual Liceu Nilo Peçanha. Além disso, há também o resultado de uma breve analise de outras produções bibliográficas acerca do mesmo tema, com o objetivo de ampliar as percepções acerca dessa proposta. Nessa perspectiva, busca se demonstrar os jogos como ferramenta relevante, em que a sua ludicidade pode ser utilizada como estratégia no ensino aprendizagem, além da possibilidade de olhar a competição como aliada do aprendizado-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this study is to demonstrate the importance of the application of the games as a resource for the didactic transposition in the teaching of sociology. When considering the discipline sociology, which went through flashes throughout history, it has as a consequence, a considerable lack of material to assist in the construction of lesson planning compared to other disciplines. The guiding questions of this study are: How you can use the games as a resource for the didactic transposition in the teaching of sociology? And as the new teaching and learning devices can serve as material for the teaching of sociology? The theoretical discussion is based on authors such as Geraldo Peçanha de Almeida, Jean Piaget and other scholars on the subject as Tizuko Morchida Kishimoto and Gilson Schwartz.This is a qualitative research, based on an analysis of the use of games with high school classes in the State College Lyceum Nile. In addition, there is also the result of a brief analysis of other bibliographical productions about the same theme, with the aim of expanding the perceptions about this proposal. In this perspective, seeks to demonstrate the games as an important tool in that its truth can be used as a strategy for teaching and learning, and the opportunity to look at the competition as an ally of learning-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectJogos-didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectTransposição didática-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas metodológicas-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectJogo educativo-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectGames-didactic-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic transposition-
Palavras-chave: dc.subjectSociology-
Palavras-chave: dc.subjectMethodological practices-
Título: dc.titleVamos brincar de aprender? jogos como estratégia para a transposição didática no ensino de Sociologia-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.