“Niterói para pessoas”?: práticas e representações sobre mobilidade urbana entre mototaxistas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Edilson Márcio Almeida-
Autor(es): dc.contributorBerocan, Felipe-
Autor(es): dc.contributorPires, Lenin-
Autor(es): dc.contributorLuna, Letícia de-
Autor(es): dc.contributorCavalcanti, Mariana-
Autor(es): dc.contributorMaia, Bóris-
Autor(es): dc.creatorRocha, Talitha Mirian do Amaral-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:46:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:46:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-27-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-27-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25427-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777380-
Descrição: dc.descriptionEsta tese tem por objetivo discutir alguns dilemas que envolvem a questão da mobilidade urbana no município de Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Tem como foco central as práticas e representações que acompanham o fazer cotidiano de mototaxistas que atuam nas imediações do Morro do Estado. O trabalho ocupa-se, ainda, das mobilizações efetuadas por movimentos cicloativistas que, com base em uma gramática própria, se organizam para demandar do poder público aquilo que identificam como o "direito à cidade", com base na teoria de Harvey (2010). Esses agentes conseguiram fazer com que a falta de infraestrutura para bicicletas fosse encarada como um problema de mobilidade urbana para todos, conseguindo foco de atenção da gestão pública para resolvê-lo. Em relação ao que se observou junto aos mototaxistas, percebese que intenção desses agentes era, sobretudo, ter direito ao trabalho e ao mercado, tendo, com isso, sua identidade de trabalhador reconhecida perante toda sociedade. Entretanto, para conseguirem ter esses direitos contemplados, esses sujeitos precisam, primeiramente, ter direito de estar e ocupar a cidade.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aims to discuss some of the predicaments involving the issue of urban mobility in the city of Niterói (Rio de Janeiro state, Brazil). It focuses on the practices and representations of the daily lives of motorcycle taxi riders (mototaxistas) who work in Morro do Estado neighbourhood, downtown Niterói. The work is also concerned with the mobilizations carried out by cyclists who, based on their own political grammar, organize themselves to demand from public authorities what they identify as the "right to the city" – based on Harvey's theory (2010). These agents managed to make the lack of bicycle infrastructure a collective urban mobility problem – a controversial issue that demanded government resolution. In relation to what was observed with the motorcycle taxi riders, it was perceived that their intention was, above all, to have the right to work in their market, having, with that, their identity as “workers” recognized by society However, in order to guarantee that right, these individuals must first have the right to occupy and be in the city.-
Descrição: dc.description268 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade urbana-
Palavras-chave: dc.subjectMotociclista-
Palavras-chave: dc.subjectTaxi-
Palavras-chave: dc.subjectNiterói (RJ)-
Título: dc.title“Niterói para pessoas”?: práticas e representações sobre mobilidade urbana entre mototaxistas-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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