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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Almeida, Helena Carla Castro Cardoso de | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Suzete Araújo Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Luiz Antônio Botelho | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Alexandra Anastácio Monteiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Maria de Fátima Alves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Yamasaki, Alice Akemi | - |
Autor(es): dc.contributor | Abreu, Paula Alvarez | - |
Autor(es): dc.creator | Caetano, Janaína Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:46:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:46:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29978 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777379 | - |
Descrição: dc.description | Várias protagonistas negras foram e permanecem excluídas de citações no ensino oficial adotado nas escolas brasileiras devido, segundo vários autores, ao racismo, ao machismo e ao sexismo existentes em nossa sociedade. Como uma de suas consequências está a falta de identificação das meninas afrodescendentes com personagens femininas negras, com as quais essas possam se identificar como acontece com as crianças brancas. Assim, no sentido de valorizar o protagonismo das mulheres negras, esta pesquisa teve por objetivo elaborar um livro de literatura infantil sobre a líder quilombola Dandara dos Palmares e um material complementar com estratégias de leitura e sugestões de atividades para os profissionais da Educação Infantil, tendo como base a perspectiva afrocentrada e os valores civilizatórios afro-brasileiros. Como metodologia que foi aprovada pelo Comitê de Ética de Humanos na Plataforma Brasil sob o parecer número 4.718.715, utilizamos: I) a pesquisa bibliográfica para fundamentar a elaboração do livro; II) a pesquisa documental em bases legais para auxiliar na organização das estratégias e atividades, incluindo a consulta às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; III) a análise comparativa de nosso livro com outros de temática negra; e IV) a validação de conteúdo através do uso de questionários para verificar a recepção dos materiais por um grupo de voluntários composto por docentes e coordenadores pedagógicos de duas instituições educacionais localizadas no estado do Rio de Janeiro. A execução de nossa pesquisa resultou em um livro composto por duas protagonistas: Teresa, a mãe, e Carolina, a filha que, no tempo presente, dialogam sobre a história de Dandara dos Palmares através de uma obra literária. Essa apresenta dois personagens principais: Dandara (criança e adulta) e Zumbi, e outros dois secundários: Akin e Acaiuba, que se localizam no século XVII, no Quilombo dos Palmares, e enfrentam os antagonistas, homens a serviço do governo colonial cujo principal objetivo é destruir a comunidade quilombola. Todo o conteúdo do livro é apresentado em 32 páginas, com texto escrito no gênero narrativo, na terceira pessoa. O projeto gráfico utiliza imagens coloridas, com contraste entre claro e escuro, indicando não apenas a variação do tempo, mas também das circunstâncias vividas pelos personagens. Analisando-se as respostas dos participantes que avaliaram o material, as quais foram bastante positivas e adequaram-se aos critérios de validação estabelecidos, observou-se que o livro e o material complementar estão adequados para serem disponibilizados ao público infantil no sentido de contribuir para a diversidade cultural e racial no âmbito educacional. Com a construção desse livro, esta dissertação tem como perspectiva não só valorizar os feitos e a memória dessa heroína do Quilombo dos Palmares; mas também contribuir para a construção da identidade das crianças negras enquanto afrodescendentes a partir do reconhecimento de uma protagonista negra, representada de forma positiva, através da literatura, bem como colaborar para a inclusão da diversidade étnico-racial nas salas de aula brasileiras. | - |
Descrição: dc.description | Several black protagonists were and remain excluded from citations in the official teaching adopted in Brazilian schools due, according to several authors, to racism, machismo and sexism existing in our society. One of its consequences is the lack of identification of Afro-descendant girls with black female characters, with whom they can identify, as white children do. Thus, in order to value the role of black women, this research aimed to develop a book of children's literature about the quilombola leader Dandara dos Palmares and a supplementary material with reading strategies and suggestions for activities for professionals in Early Childhood Education, having as a basis the Afrocentric perspective and the Afro-Brazilian civilizational values. As a methodology that was approved by the Human Ethics Committee at Plataforma Brasil under opinion number 4,718,715, we used: I) bibliographic research to support the preparation of the book; II) documentary research on legal bases to assist in the organization of strategies and activities, including consultation with the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education, the National Common Curriculum Base for Early Childhood Education and the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic- and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture; III) the comparative analysis of our book with others on a black theme; and IV) content validation through the use of questionnaires to verify the reception of materials by a group of volunteers composed of teachers and pedagogical coordinators from two educational institutions located in the state of Rio de Janeiro. The execution of our research resulted in a book composed by two protagonists: Teresa, the mother, and Carolina, the daughter who, in the present time, dialogue about the history of Dandara dos Palmares through a literary work. This one presents two main characters: Dandara (child and adult) and Zumbi, and two other secondary ones: Akin and Acaiuba, who are located in the 17th century, in Quilombo dos Palmares, and face the antagonists, men in the service of the colonial government whose main objective is to destroy the quilombola community. The entire content of the book is presented in 32 pages, with text written in the narrative genre, in the third person. The graphic project uses colored images, with contrast between light and dark, indicating not only the variation of time, but also the circumstances experienced by the characters. Analyzing the responses of the participants who evaluated the material, which were quite positive and adapted to the established validation criteria, it was observed that the book and the complementary material are suitable to be made available to children in order to contribute to cultural and racial diversity in the educational field. With the construction of this book, this dissertation has the perspective not only to value the deeds and memory of this heroine of Quilombo dos Palmares; but also to contribute to the construction of the identity of black children as Afro-descendants from the recognition of a black protagonist, represented in a positive way, through literature, as well as to collaborate for the inclusion of ethnic-racial diversity in Brazilian classrooms. | - |
Descrição: dc.description | 195 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dandara dos Palmares; mulheres negras; identidade; Literatura infantojuvenil. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações raciais, Cultura afro-brasileira, Literatura infantil, Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dandara dos Palmares; black women; identity; children’s and youth literature. | - |
Título: dc.title | Valorização do protagonismo das mulheres negras na literatura infantil: elaboração de livro e material complementar sobre Dandara dos Palmares | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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