Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dias, Mônica Souto Da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Tralles, Paulo Roberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Resende, Wanderley Moura | - |
Autor(es): dc.creator | Fonseca, Márcia de Freitas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:46:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:46:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25150 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777369 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar a formação inicial do professor que leciona matemática nas séries iniciais da Educação Básica. Pesquisas apontam que os cursos que formam tais professores enfatizam aspectos metodológicos em detrimento de conteúdos matemáticos. Apresentam, também, carga horária reduzida para a formação matemática, privilegiando os números e as operações, e deixando geometria, grandezas e medidas e tratamento da informação em segundo plano. Diferente dos cursos que formam professores especialistas, os cursos de Pedagogia buscam enfatizar o “como ensinar”, e terminam por formar professores com uma identidade pedagógica esvaziada de conteúdos. A pesquisa, de caráter qualitativo e documental, teve como instrumentos de coleta de dados, as ementas de oito cursos de pedagogia disponíveis nos sites dos respectivos cursos, e um questionário com perguntas abertas e fechadas, respondido por 17 professores que atuam nos Anos Iniciais. A análise dos dados confirma o resultado de pesquisas e indicam uma mudança urgente na formação dos professores que ensinam Matemática nas séries iniciais da Educação Básica | - |
Descrição: dc.description | This research had as general objective to investigate the initial formation of the teacher who teaches Mathematics in the initial series of Basic Education. Research shows that the courses that train such teachers emphasize methodological aspects at the expense of mathematical content. They also have a reduced workload for mathematical training, prioritizing numbers and operations, leaving Geometry, Quantities and Measures and processing information in the background. Unlike courses that train specialist teachers, pedagogy courses seek to emphasize “how to teach”, and end up training teachers with a pedagogical identity devoid of content. The research, of qualitative and documentary character, had as instruments of data collection the menus of eight pedagogy courses available on the websites of the respective courses, and a questionnaire with open and closed questions, answered by 17 teachers who work in the Early Years. The analysis of the data confirms the results of research and indicates an urgent change in the training of teachers who teach mathematics in the initial grades of Basic Education | - |
Descrição: dc.description | 77 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anos Iniciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Initial teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Early years | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Título: dc.title | A formação acadêmica do professor que leciona matemática nas séries iniciais do ensino fundamental um estudo no contexto da região metropolitana de Niterói-RJ | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: