Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da | - |
Autor(es): dc.contributor | Queiroz, Paulo Pires de | - |
Autor(es): dc.contributor | Pêssoa, Wilma Lúcia Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Lázaro, Rafael da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:46:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:46:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21887 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777366 | - |
Descrição: dc.description | Visa registrar minhas percepções sobre os alunos trabalhadores inscritos na escola regular noturna do Colégio Estadual Adino Xavier, em São Gonçalo. Duas questões balizam minhas observações de campo realizadas em 2019 no Projeto de Residência Pedagógica da CAPES vinculada à Licenciatura em Ciências Sociais da UFF: Para que serve a escola para os estudantes trabalhadores do curso noturno? Como se configura o perfil dos alunos do curso regular noturno do Colégio Estadual Dr. Adino Xavier? A revisão bibliográfica para análise emprega Bourdieu, Carvalho e Queiroz. Cinco particularidades são identificadas acerca do perfil desses estudantes em relação aos alunos dos turnos matutino e vespertino. Além disso, a Residência Pedagógica constitui um instrumento fundamental para formação dos licenciandos no sentido de refinar perceber e construir diálogos entre a educação básica e a universidade | - |
Descrição: dc.description | It aims to record my perceptions about working students enrolled in the regular night school of the Adino Xavier State College, in São Gonçalo. Two questions point out my field observations conducted in 2019 in capes pedagogical residency project linked to uff's Degree in Social Sciences: What is the school for student workers of the night school? How is the profile of students of the regular night ly stake at Dr. Adino Xavier State College? The bibliographic review for analysis employs Bourdieu, Carvalho and Queiroz. Five particularities are identified about the profile of these students in relation to the students of the morning and intravenous shifts. In addition, Pedagogical Residency is a fundamental instrument for the formation of licensors in order to refine perceive and build dialogues between basic education and university | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola regular noturna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colégio Estadual Adino Xavier | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes trabalhadores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Residência pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola noturna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalhador jovem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola Estadual Dr. Adino Xavier | - |
Palavras-chave: dc.subject | Regular night school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adino Xavier State College | - |
Palavras-chave: dc.subject | Workers students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical residence | - |
Título: dc.title | Reflexões sobre o perfil dos estudantes trabalhadores da Escola Estadual Dr. Adino Xavier por um residente pedagógico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: