Reflexões sobre o perfil dos estudantes trabalhadores da Escola Estadual Dr. Adino Xavier por um residente pedagógico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilveira, Elisabete Cristina Cruvello da-
Autor(es): dc.contributorQueiroz, Paulo Pires de-
Autor(es): dc.contributorPêssoa, Wilma Lúcia Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorLázaro, Rafael da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:46:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:46:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21887-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777366-
Descrição: dc.descriptionVisa registrar minhas percepções sobre os alunos trabalhadores inscritos na escola regular noturna do Colégio Estadual Adino Xavier, em São Gonçalo. Duas questões balizam minhas observações de campo realizadas em 2019 no Projeto de Residência Pedagógica da CAPES vinculada à Licenciatura em Ciências Sociais da UFF: Para que serve a escola para os estudantes trabalhadores do curso noturno? Como se configura o perfil dos alunos do curso regular noturno do Colégio Estadual Dr. Adino Xavier? A revisão bibliográfica para análise emprega Bourdieu, Carvalho e Queiroz. Cinco particularidades são identificadas acerca do perfil desses estudantes em relação aos alunos dos turnos matutino e vespertino. Além disso, a Residência Pedagógica constitui um instrumento fundamental para formação dos licenciandos no sentido de refinar perceber e construir diálogos entre a educação básica e a universidade-
Descrição: dc.descriptionIt aims to record my perceptions about working students enrolled in the regular night school of the Adino Xavier State College, in São Gonçalo. Two questions point out my field observations conducted in 2019 in capes pedagogical residency project linked to uff's Degree in Social Sciences: What is the school for student workers of the night school? How is the profile of students of the regular night ly stake at Dr. Adino Xavier State College? The bibliographic review for analysis employs Bourdieu, Carvalho and Queiroz. Five particularities are identified about the profile of these students in relation to the students of the morning and intravenous shifts. In addition, Pedagogical Residency is a fundamental instrument for the formation of licensors in order to refine perceive and build dialogues between basic education and university-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEscola regular noturna-
Palavras-chave: dc.subjectColégio Estadual Adino Xavier-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes trabalhadores-
Palavras-chave: dc.subjectResidência pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectEscola noturna-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhador jovem-
Palavras-chave: dc.subjectEscola Estadual Dr. Adino Xavier-
Palavras-chave: dc.subjectRegular night school-
Palavras-chave: dc.subjectAdino Xavier State College-
Palavras-chave: dc.subjectWorkers students-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical residence-
Título: dc.titleReflexões sobre o perfil dos estudantes trabalhadores da Escola Estadual Dr. Adino Xavier por um residente pedagógico-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.