AVALIAÇÃO DA GESTÃO DA CAPACITAÇÃO EM ÓRGÃO PÚBLICO ESTUDO DE CASO: CENTRO UNIVERSITÁRIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Stella Regina Reis da-
Autor(es): dc.contributorCPF:71231412704-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Eunice Aparecida de Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:46:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:46:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-06-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2004-09-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21207-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777360-
Descrição: dc.descriptionThe Brazilian universities have been living with different historical and environmental contingencies that interfered in their process of development organizacional, without they have stopped contributing for the progress scientific, technological, cultural and of professional formation. The results longed for by the society, in relation to the Federal Institutions of higher education, will be fully reached when these, understand that, besides they act as generating and multiplier of knowledge, should maintain in their pictures functional trained people, motivated and committed with the warranty of the process of continuous improvement. The present research approaches relative themes to the administration of the knowledge, intellectual capital and training of servants in an Academical Center of a Public Federal Institution of higher education. The present study analyzed the training actions developed by the area of human resources of the Fluminense Federal University based upon the lifted up theoretical referential leaning on in the processes of people's development. For so much, it was looked for to use the methodology of case study, because the delineamento of that research type if it bases in the idea that the analysis of an unit of a chosen universe makes possible the understanding of the generality of the same. The used investigation was of field research and documental, through questionnaire application structured that it sought to identify the people's values and those related to the competences of the structure interns. The results allow to end, among other things, that actions seeking to the valorization of the servants and the modernization of the productive process is decisive for the improvement of the quality of the public service. The conclusions evidence that there are signs of flaws in the process of obtaining of results committing this way the reach of the objectives organizacionais. The suggestions appear for the accomplishment of research of satisfaction of the processes and practices of administration of human resources preceded by understanding campaigns and popularization of results for all Institution-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionAs universidades brasileiras têm convivido com diferentes contingências históricas e ambientais que interferiram no seu processo de desenvolvimento organizacional, sem que tenham deixado de contribuir para o avanço científico, tecnológico, cultural e de formação profissional. Os resultados almejados pela sociedade, em relação às Instituições Federais de Ensino Superior, serão plenamente atingidos quando estas, entenderem que, além de atuarem como geradoras e multiplicadoras de conhecimentos, devem manter em seus quadros funcionais pessoas treinadas, motivadas e comprometidas com a garantia do processo de melhoria contínua. A presente pesquisa aborda temas relativos à gestão do conhecimento, capital intelectual e capacitação de servidores em um Centro Universitário de uma Instituição Pública Federal de Ensino Superior. O presente estudo analisou as ações de capacitação desenvolvidas pela área de Recursos Humanos da Universidade Federal Fluminense à luz do referencial teórico, levantado apoiando-se nos processos de desenvolvimento de pessoas. Para tanto, buscou-se utilizar a metodologia de estudo de caso, pois o delineamento desse tipo de pesquisa se fundamenta na idéia de que a análise de uma unidade de um universo escolhido possibilita a compreensão da generalidade do mesmo. A investigação utilizada foi de pesquisa de campo e documental, através de aplicação de questionário estruturado que visava identificar os valores das pessoas e aqueles relacionados às competências da estrutura interna. Os resultados permitem concluir, entre outras coisas, que ações visando à valorização dos servidores e à modernização do processo produtivo são decisivas para a melhoria da qualidade do serviço público. As conclusões evidenciam que há sinais de falhas no processo de obtenção de resultados, comprometendo, desta forma, o alcance dos objetivos organizacionais. As sugestões apontam para a realização de pesquisa de satisfação dos processos e práticas de gestão de recursos humanos precedidas por campanhas de conscientização e divulgação de resultados para toda a Instituição-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade do serviço público-
Palavras-chave: dc.subjectTreinamento-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação da capacitação-
Palavras-chave: dc.subjectPessoas-
Palavras-chave: dc.subjectQuality of the public service-
Palavras-chave: dc.subjectTraining-
Palavras-chave: dc.subjectEvaluation of the training-
Palavras-chave: dc.subjectPeople-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleAVALIAÇÃO DA GESTÃO DA CAPACITAÇÃO EM ÓRGÃO PÚBLICO ESTUDO DE CASO: CENTRO UNIVERSITÁRIO-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.