Pretunhol: representação negra em livros didáticos de Espanhol

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFreitas, Luciana Maria Almeida de-
Autor(es): dc.contributorAntunes, Viviane Conceição-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Elaine-
Autor(es): dc.contributorXavier, João Paulo-
Autor(es): dc.creatorCoelho, Douglas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:46:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:46:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29068-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777346-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho examina a representação negra em livros didáticos de Espanhol para o Ensino Médio, possibilitando a reflexão crítica sobre racismo e desigualdade social na escola, bem como suas consequências fora dela. Para isso, foram selecionadas as coleções de espanhol para o Ensino Médio aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático em 2012 e 2018, primeiro e último ano em que a língua esteve presente no programa antes da retirada do componente curricular Língua Estrangeira Moderna da Educação Básica pela Medida Provisória 746/2016 (BRASIL, 2016), convertida na Lei no 13.415, de 2017 (BRASIL, 2017). Com base teórica na Sociologia do discurso do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2003; VOLÓCHINOV, 2018; 2019) busca-se construir diálogos com reflexões teóricas que discutem sobre Letramento Visual Crítico (XAVIER, 2019), Epistemicídio (SANTOS, 1995; CARNEIRO, 2005), Lugar de fala (RIBEIRO, 2019a) e os reflexos do racismo na sociedade (FERNANDES, 1972; HALL, 2008; PIMENTEL, 2010; NASCIMENTO, 2016; ALMEIDA, 2019; KILOMBA, 2019; GONZÁLEZ, 2020), entre outros. Após um levantamento quantitativo de textos verbais, visuais e verbo-visuais que apresentem negros e negras nos livros didáticos selecionados, observa-se se os textos e as atividades em questão incentivam o pensamento crítico e se reproduzem ou combatem discursos estereotípicos e racistas, estabelecendo relações dialógicas de coexistência, de fricção, de colisão, de confrontação ou de adesão com outros enunciados (ARÁN, 2006; FREITAS; SELLES, 2021). Os resultados apontam que ainda há muito para avançar. Ainda assim, uma percepção positiva é que as coleções do PNLD 2018 apresentam uma preocupação maior com a presença de pessoas negras e com o estímulo à reflexão sobre o racismo na sociedade. Porém, o incentivo às práticas antirracistas não aparece de forma explícita na maioria dos materiais. Essa é uma questão que necessita ser aprimorada, pois além de perceber o racismo devemos questioná-lo e combatê-lo.-
Descrição: dc.descriptionEste trabajo examina la representación negra en libros de texto de español para la enseñanza secundaria (“Ensino Médio”), posibilitando la reflexión crítica sobre racismo y desigualdad social en la escuela, y sus consecuencias fuera de ella. Para eso, se seleccionó las colecciones de español para Ensino Médio aprobadas por el Programa Nacional do Livro Didático de Brasil en 2012 y 2018, primero y último año en que la lengua estuvo en el programa antes de la retirada del componente curricular Língua Estrangeira Moderna de la Educación Básica por la Medida Provisoria 746/2016, convertida en la Ley no 13.415, de 2017. Con base teórica en la Sociología del discurso del Círculo de Bajtín (BAKHTIN, 2003; VOLÓCHINOV, 2018; 2019) se busca construir diálogos con reflexiones teóricas que discuten sobre Literacidad Visual Crítica (XAVIER, 2019), Epistemicidio (SANTOS, 1995; CARNEIRO,2005), Lugar de habla (RIBEIRO, 2019a) y los reflejos del racismo en la sociedad (FERNANDES, 1972; HALL, 2008; PIMENTEL, 2010; NASCIMENTO, 2016; ALMEIDA, 2019; KILOMBA, 2019; GONZÁLEZ, 2020), entre otros. La investigación se inicia con el levantamiento cuantitativo de textos verbales, visuales y verbo visuales que presenten negros y negras en los libros de textos seleccionados. Posteriormente, se observa si los textos y las actividades incentivan la reflexión crítica y se reproducen o combaten discursos estereotípicos y racistas, estableciendo relaciones dialógicas de coexistencia, fricción, colisión, confrontación o adhesión a otros enunciados (ARÁN, 2006; FREITAS; SELLES, 2021). Los resultados apuntan que los libros de 2018 presentan una mayor preocupación con la representatividad negra, pero aún hay mucho para avanzar. Los resultados apuntan que aún hay mucho para avanzar. Aun así, una percepción positiva es que las colecciones del PNLD 2018 presentan una preocupación mayor con la presencia de personas negras y con el estímulo a la reflexión sobre el racismo en la sociedad. Pero, el incentivo a las prácticas antirracistas no aparece de forma explícita en la mayoría de los materiales. Esa es una cuestión que necesita ser primoreada, pues más que percibir el racismo debemos cuestionarlo y combatirlo.-
Descrição: dc.description209 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectEspanhol-
Palavras-chave: dc.subjectNegros e negras-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentatividade-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua espanhola-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectLibros de texto-
Palavras-chave: dc.subjectEspañol-
Palavras-chave: dc.subjectNegros y negras-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentatividad-
Título: dc.titlePretunhol: representação negra em livros didáticos de Espanhol-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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