Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dassie, Bruno Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Rezende, Wanderley Moura | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Fabiano dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Yan Gomes Gonzaga da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:46:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:46:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22241 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777331 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho analisamos o que as pesquisas apresentam a respeito do ensino e aprendizagem de álgebra no Ensino Fundamental, a partir de nossas leituras. O estudo selecionou 15 artigos científicos publicados em periódicos de educação matemática, em que, a partir de recortes transversais, foram constituídas oito categorias a partir de temáticas que se destacaram: reflexões sobre práticas pedagógicas; Sobre a formação de professores; Competências e habilidades; Análise de erros; Recurso aos jogos; Atividade algébrica em séries iniciais; Pensamento aritmético-algébrico; e Concepções algébricas. As conclusões mostram que algumas categorias possuem relações entre si e que elas podem refletir sobre possíveis estruturas a serem investigadas sobre o ensino e aprendizagem de álgebra. Os artigos apresentam metodologias de ensino, práticas pedagógicas, atividades e análises que contribuem com questionamentos, respostas e dúvidas a respeito do estudo, possibilitando a busca de futuras investigações. Ao final, foram utilizadas nuvens de palavras para cada estrutura para refletir acerca da pesquisa por meio de palavras-chave | - |
Descrição: dc.description | In this article, we analyze what the research presents about the teaching and learning of Algebra in Elementary School II. The study investigated 15 scientific articles published in journals with quality based on the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, in which, based on cross-sections, they were addressed through eight categories: Reflections on Pedagogical Practices, Teacher Training, Abilities and Skills, Errors Analysis, Resources and Games, Algebraic Activity in Initial Series, Arithmetic-Algebraic Knowledge and Algebraic Conceptions. The conclusions show that some categories are related to each other and they may reflect possible structures to be investigated about teaching and learning Algebra as a whole. The articles present teaching methodologies, pedagogical practices, activities and analyzes that contribute to questions, answers and doubts about the study, enabling the search for future investigations. Word clouds were used in each structure to reflect on the search using keywords | - |
Descrição: dc.description | 71 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Álgebra escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de álgebra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | School algebra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elementary school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Algebraic knowledge | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching and learning | - |
Título: dc.title | Pesquisas sobre a álgebra no ensino fundamental : elementos de uma leitura | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: