Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Fernanda Serpa | - |
Autor(es): dc.contributor | Salomão, Simone Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor | Motta, Ellen Serri da | - |
Autor(es): dc.contributor | Soares, Guilherme Marques | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Bianca da Cruz Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:46:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:46:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32174 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777321 | - |
Descrição: dc.description | Nos três últimos séculos, a tecnologia avançou de forma abundante, impactando, cada vez mais, as relações pessoais, os empregos e, principalmente, o ensino. Os dispositivos eletrônicos permitiram que durante a pandemia causada pelo Sars-Cov-2, no ano de 2020, houvesse uma continuidade no ensino, inovando a educação em alguns aspectos, revendo práticas pedagógicas, trazendo novos desafios aos alunos e professores, sendo aliados no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo da pesquisa consiste em analisar os impactos do ensino remoto na concepção dos professores de Ciências e Biologia durante a pandemia da COVID 19. Para isso, foi aplicado um questionário semi-estruturado aos professores de Ciências e Biologia do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, visando explorar as maneiras encontradas por eles para se adequarem ao ensino remoto, como foram redimensionadas as práticas pedagógicas e investigar a relação do professor com o aluno na modalidade remota. Os resultados apontaram que de modo geral houve maior demanda de tempo para a preparação das aulas e menor interação entre os professores e seus alunos. Além disso, foi observada diferença no que tange ao ensino das escolas públicas quando comparadas com as escolas privadas. Conclui-se que foram muitos os impactos causados pelo ensino remoto durante a pandemia da COVID 19, evidenciando, sobretudo, a desigualdade socioeconômica do país. | - |
Descrição: dc.description | In the last three centuries, technology had significant advances, increasingly impacting personal relationships, jobs and mainly teaching. In 2020, during the Sars-Cov-2 pandemic, the electronical devices allowed the school education continuity, innovating it in some respects, reviewing pedagogical practices, bringing new challenges to students and teachers and being allies on the teaching and learning process. The objective of this research is to analyze the main impacts of the remote education during the COVID 19 pandemic from the point of view of science and biology teachers. To accomplish this goal, it was realized a semi-structured questionnaire to science and biology teachers from elementary and high school, aiming to explore the ways found by them to adapt to the remote education, how the pedagogical practices were adjusted and investigate the relation between professor and students during this period. The results pointed that in a general way there was an increase in time needed to prepare the classes and a reduction in the interaction between teacher and students. Beyond that, it was observed difference in the education on public schools compared to private. In this sense, is possible to conclude that there were many impacts caused by the remote education during the COVID-19 pandemic, highlighting even more the socioeconomic inequality in the country. | - |
Descrição: dc.description | 59 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto; Educação 4.0; Ensino de Ciências e Biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da Ciência, Ensino de biologia, Ensino remoto, Coronavírus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Remote Education; Education 4.0; Science and Biology Teaching | - |
Título: dc.title | As consequências da pandemia da COVID-19 na concepção dos professores de Ciências e Biologia na Educação Básica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: