Professor Instagrammer: produções cotidianas de sentidos nas mediações entre professores influenciadores digitais e seus seguidores

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFarbiarz, Alexandre-
Autor(es): dc.contributorFarbiarz, Alexandre-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Renata de Rezende-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Roberta Portas Gonçalves-
Autor(es): dc.creatorSilva Júnior, Jader Lucio da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:46:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:46:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27663-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777316-
Descrição: dc.descriptionO Objetivo Geral dessa dissertação é entender como as mediações entre os professores/influenciadores e seus seguidores no Instagram estão ligadas ao cotidiano e à produção de sentidos. As implicações da pesquisa residem na compreensão de que a transformação das mediações afeta a produção de sentidos e reflete na práxis cotidiana. Nesse estudo qualitativo, foi estabelecido um arcabouço teórico clássico e relacionado com publicações atuais sobre representações nas mídias, expandindo conceitos anteriores à Internet para pensar as transformações cotidianas advindas das mudanças em como lidamos com a midia. Parti dos conceitos de identidade (BAUMAN, 2001; HALL, 2006) e espetacularização (DEBORD, 2007), alinhados às reflexões sobre a intimidade em mídias sociais (SIBILIA, 2016) e o entendimento do cotidiano (HELLER, 2008; LEFEBVRE, 1991). Assim, defini o sujeito que se expõe nas redes, fabrica uma intimidade e espetaculariza o cotidiano como local da repetição da vida moderna, criando uma relação de proximidade com os seus seguidores. Ao pensar a construção da persona espetacularizada, entendi o self (GOFFMAN, 2014) a partir da ótica das mídias (HJARVARD, 2013, 2014) e das mediações (MARTÍN-BARBERO, 2009, 2014) para identificar o papel do Instagram nas relações sociais. O professor foi versado como influenciador, para descobrir as emergências da apropriação midiática no processo de ensino, considerando o pensamento dialógico (BAKHTIN, 2017) e a noção da construção sociointeracionista do conhecimento (VYGOTSKY, 2007). Realizei uma pesquisa netnográfica (KOZINETS, 2015), com imersão em campo entre 01/01/2022 e 31/03/2022, nos perfis dos professores @professoracarolmendonca, @professornoslen e @professorsacramento. O banco de dados resultante foi composto por postagens no feed - com as reações interativas de likes, comentários e respostas, Stories, contato participativo com os seguidores por mensagens diretas esclarecidas e diário de campo. Realizei a análise com auxílio do software Atlas.ti por meio da codificação dos documentos em citações ligadas aos códigos básicos, que exprimem de forma variada os sentidos ao serem relacionados entre si. Como resultado, descrevi as possibilidades de produção de sentidos nas mediações observadas e as influências que elas exercem na vida cotidiana. Constatei que, ao assumir papel de influenciadores e exercer processos educacionais em um espaço produzido e orientado ao consumo, os professores tornam possível que os seguidores sejam afetados em suas próprias percepções identitárias. As táticas exercidas no contato ubíquo entre os agentes podem alterar a práxis cotidiana e contribuir de forma disruptiva na democratização da educação e no pensamento crítico sobre o ambiente onde as mediações acontecem. Concluí que a potencialidade do afeto gerado pelas mediações transpassa a figura da persona que se mostra no Instagram e atinge a pessoalidade do sujeito, transformando a realidade por meio da identificação como produtora de sentidos identitários que reflete na vida cotidiana. Faz-se necessário uma leitura crítica constante para traçar as possibilidades de sentidos mediadas e buscar no entendimento as maneiras de agir que potencializam a transformação da realidade social, na construção de um processo educativo contínuo que movimente a autopercepção e posição dentro de determinado contexto sociocultural.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this dissertation is to understand how the mediations between teachers/influencers and their followers on Instagram are linked to everyday life and the production of meanings. The implications of the research lie in the understanding that the transformation of mediations affects the production of meanings and reflects on everyday praxis. In this qualitative study, a classical theoretical framework was established and related to current publications on representations in the media, expanding concepts prior to the Internet to think about the daily transformations arising from changes in how we deal with mediatization. I started from the concepts of identity (BAUMAN, 2001; HALL, 2006) and spectacularization (DEBORD, 2007), aligned with reflections on intimacy in social media (SIBILIA, 2016) and the understanding of everyday life (HELLER, 2008; LEFEBVRE, 1991). Thus, I defined the subject who exposes himself in the networks, creates an intimacy and makes everyday life spectacular as a place for the repetition of modern life, creating a close relationship with his followers. When thinking about the construction of the spectacularized persona, I understood the self (GOFFMAN, 2014) from the perspective of the media (HJARVARD, 2013, 2014) and mediations (MARTÍN-BARBERO, 2009, 2014) to identify the role of Instagram in social relationships. The teacher was versed as an influencer, to discover the emergencies of media appropriation in the teaching process, considering dialogical thinking (BAKHTIN, 2017) and the notion of socio-interactionist construction of knowledge (VYGOTSKY, 2007). I conducted a netnographic research (KOZINETS, 2015), with field immersion between 01/01/2022 and 03/31/2022, in the profiles of professors @professoracarolmendonca, @professornoslen, and @professorsacramento. The resulting database was composed of posts in the feed - with the interactive reactions of likes, comments and responses, Stories, participatory contact with the followers through clarified direct messages and a field diary. I performed the analysis with the help of the Atlas.ti software by encoding the documents in citations linked to the basic codes, which express the meanings in diverse ways when they are related to each other. As a result, I described the possibilities of meaning production in the observed mediations and the influences they exert on everyday life. I found that, by assuming the role of influencers and exercising educational processes in a space produced and oriented towards consumption, teachers make it possible for followers to be affected in their own identity perceptions. The tactics exercised in the ubiquitous contact between agents can change everyday life praxis and contribute in a disruptive way to the democratization of education and critical thinking about the environment where mediations take place. I concluded that the potential of the affection generated by the mediations transcends the figure of the persona that is shown on Instagram and reaches the personhood of the subject, transforming reality through identification as a producer of a sense of identity that reflects in everyday life. A constant critical reading is necessary to trace the mediated possibilities of meaning and seek in understanding the ways of acting that enhance the transformation of social reality, in the construction of a continuous educational process that moves self-perception and position within a given sociocultural context.-
Descrição: dc.description286 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectInfluência-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Palavras-chave: dc.subjectMediação-
Palavras-chave: dc.subjectInstagram-
Palavras-chave: dc.subjectRede social-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade cultural-
Palavras-chave: dc.subjectEducação não-formal-
Palavras-chave: dc.subjectEveryday life-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectInfluence-
Palavras-chave: dc.subjectIdentity-
Palavras-chave: dc.subjectMediation-
Título: dc.titleProfessor Instagrammer: produções cotidianas de sentidos nas mediações entre professores influenciadores digitais e seus seguidores-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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