Funções orgânicas e corrosão: o uso de histórias em quadrinhos no processo ensino-aprendizagem de química na Educação de Jovens e Adultos - EJA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Carlos Magno Rocha-
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Pedro Ivo Canesso-
Autor(es): dc.contributorFarias, Florence M. Cordeiro de-
Autor(es): dc.creatorFigueiredo, Glauco Leonardo da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:46:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:46:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-09-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6160-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777307-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa teve como objetivo observar a possibilidade do uso de histórias em quadrinhos (HQs) como um instrumento metodológico eficaz no processo de ensino - aprendizagem dos conteúdos da disciplina de química. O público alvo desta pesquisa foram professores e alunos da rede pública estadual vinculados às turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 3 escolas da rede estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro. Foram desenvolvidas duas HQs que abordam os temas: “funções orgânicas” e “corrosão” e relacionadas ao cotidiano da vida dos alunos. A elaboração e aplicação das HQs foram baseadas na teoria de Ausubel com o propósito de compreender os processos cognitivos e simbólicos envolvidos na construção do conhecimento. Inicialmente foi realizada uma diagnose por meio da aplicação de questionários diagnósticos junto a 20 professores de diversas áreas do conhecimento a fim de identificar o interesse destes pelo uso desse recurso didático, e de forma análoga junto a cerca de 37 alunos que cursam as turmas de EJA. Nesse sentido percebeu-se um baixo interesse tanto dos alunos como dos professores de química pela utilização desse tipo de instrumento, talvez por não terem afinidades do uso de HQ nesse nível de ensino. Por outro lado, professores de literatura e história se mostraram mais interessados. Após a elaboração e aplicação das HQs observou-se através de questionários avaliativos de motivação e de aprendizagem junto aos alunos, assim como dinâmica de grupo que: a) se mostraram mais interessados no uso desse recurso à medida que o trabalho foi se instituindo; b) houve uma melhora da compreensão dos conteúdos. Através de questionários avaliativos junto aos professores foi possível perceber um maior reconhecimento e interesse dos professores de química na possibilidade de uso desse recurso-
Descrição: dc.descriptionThe present research had as main objective to observe the possibility of the use of the comic books (CB’s) as an effective methodological instrument in the teaching-learning process of the contents of the chemistry discipline. The target audience of this research was the teachers and students of the state public network linked to the Adult and Youth Education classes (YAE) from three schools of Rio de Janeiro State. Two CB’s were developed that dealt with the subjects of “organics functions” and “corrosion”, which were related with the daily life of the students. The development and elaboration of the CB’s were based on the theory of Asubel with the propose of understand the cognitive and symbolical processes enrolled in the construction of the knowledge. The research carried out through the application of diagnostic questionnaires within 20 teachers from different disciplines to identify their interest in these didactic method, and in an analogous way within almost 37 students who attends the YAE classes. In this way it was possible to perceive a low interest from the students and even from the chemistry teachers to use this instrument, perhaps because they do not have affinity with the use of the CB’s at this level of education. On the other hand, literature and history teachers shows more interest. After the elaborations and application of the CB’s it was observed throughout the questionnaires of evaluation and learning within the students, as during the group dynamic that: a) they showed more interest in the use of this instrument while the work had been instituted; b) it has a better comprehension on the contents. By the evaluate questionnaires within the teachers it was observed a major recognize and interest from the chemistry teachers in the possibility to use this instrument-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)-
Palavras-chave: dc.subjectHistória em quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem em química-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectHistória em quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectComposto orgânico-
Palavras-chave: dc.subjectCorrosão-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAdults and Youth Education (YAE)-
Palavras-chave: dc.subjectComic books (CB’s)-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-learning-
Título: dc.titleFunções orgânicas e corrosão: o uso de histórias em quadrinhos no processo ensino-aprendizagem de química na Educação de Jovens e Adultos - EJA-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.