Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vassallo, Simone Pondé | - |
Autor(es): dc.contributor | Veiga, Felipe Berocan | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Raquel Guilherme de | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Renato Luiz dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:46:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:46:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21904 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777306 | - |
Descrição: dc.description | Resultado de uma pesquisa etnográfica realizada na Roda Cultural da Praça Guilherme da Silveira (GDS), em Bangu, no ano de 2019, o presente artigo busca explorar as batalhas de rap destacando tais manifestações culturais a partir de suas possíveis contribuições à prática docente. Esse trabalho tem como foco de observação a prática de duelos através de rimas conhecidas como batalhas freestyle, ou de sangue, onde a finalidade é a derrota do oponente através de letras criadas na hora e que tem como objetivo "zoar o outro". Nesses embates os rapers acionam e conjugam categorias como gênero, raça/cor, sexualidade, classe social que se mostram como marcadores da diferença, o que possibilita a utilização dessa dinâmica como ponto de partida para a discussão dessas categorais a partir de aportes da Sociologia. Desse modo, aborda-se a conceituação das modalidades educativas, que são elas: a educação formal, não-formal e informal, a partir das definições de Miguel Fernando Pacheco Muñoz e Maria da Glória Gohn, compreendendo o rap enquanto um tipo de educação informal e antirracista. O trabalho se propõe identificar os beneficios e vantagens facilitados pela inclusão de práticas culturais periféricas no contexto escolar enquanto métodos de ensino e aprendizagem, que contribuem para a prática docente, tendo como base o movimento hip hop | - |
Descrição: dc.description | This article is a result of an ethnographic research carried out in 2019 at the Cultural Wheel [Roda Cultural] of Guilherme da Silveira Square (GDS), in Bangu. It seeks to explore rap battles by highlighting such cultural manifestations and their possible contributions to the teaching practice. Its main focus was to observe the practice of duels through rhymes known as freestyle battles, or blood where the purpose is to defeat the opponent through lyrics improvised with the goal to "make fun of one another". In these battles, rappers use socio-cultural characteristics such as gender, race/ color, sexuality, social class as markers of difference, which was the starting point for the discussion of these categories based on contributions from Sociology. From that, this work approaches the following educational modalities: formal, non-formal and informal education, based on the definitions of Miguel Fernando Pacheco Muñoz and Maria da Glória Gohn, which offers an understanding of rap as a type of informal and anti-racist education. The work aims to identify the benefits and advantages facilitated by the inclusion of peripheral cultural practices in the school context as teaching and learning methods and its contributions to the teaching practice, based on the hip hop movement | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rap | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação informal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antirracismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rap (Música) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação não-formal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação antirracista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rap | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informal education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociology teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anti-racism | - |
Título: dc.title | Rap e educação: o rap como um tipo de educação informal antirracista | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: