Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Carlos Magno Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Sheila Pressentin | - |
Autor(es): dc.contributor | Faria, Florence Moellmann Cordeiro de | - |
Autor(es): dc.creator | Caldas, Rosa Maria de Oliveira Freitas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:46:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:46:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28409 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777304 | - |
Descrição: dc.description | Os recursos didáticos são ferramentas inclusivas ou não, elaboradas por professores ou que já estejam disponíveis para uso, com fins pedagógicos para facilitar o trabalho docente com relação ao processo de ensino e aprendizagem e que ajude a atingir os objetivos educacionais propostos. Dentre eles, estão as Histórias em Quadrinhos (HQs) que auxiliam de maneira a complementar as aulas teóricas, como por exemplo as de Ciências; podendo ser utilizadas em diversos níveis de Ensino e inclusive fazendo parte de Sequências Didáticas. Assim, este trabalho busca apresentar uma Sequência Didática Inclusiva (SDI) considerando Vygotsky, em momentos apontados por Delizoicov e usando especialmente HQs com o tema Animais Peçonhentos. O trabalho foi realizado em uma turma do 7o ano contendo 26 alunos de uma Escola Municipal de Itaboraí em 2021, e envolveu diversas etapas metodológicas: 1) pesquisa bibliográfica sobre o tema; 2) percepção de interesse de alunos e professores sobre o uso de HQs; 3) elaboração e aplicação de uma SDI; 4) Avaliação do aprendizado; 5) Avaliação do trabalho. Para a percepção de interesse foram elaborados formulários via Google forms; para a SDI foi confeccionada uma e-HQ com personagem surdo, um vídeo sobre a escola, uma aula em Powerpoint sobre Animais Peçonhentos para uma aula dialogada com a colaboração de uma intérprete de libras, formulários de conhecimento prévio dos alunos e uma cartilha sobre elaboração de HQs; já para a avaliação do trabalho foram elaborados formulários avaliativos da e-HQ e do vídeo sobre a escola para alunos e professores. Através da pesquisa bibliográfica entendeu-se a importância em se usar este recurso didático, pela observação da participação dos alunos, questionários avaliativos e depoimentos da intérprete foi possível perceber a motivação e melhoria no processo ensino e aprendizagem. A SDI e os artefatos, como a e-HQ, o vídeo sobre a escola e a aula em PowerPoint se mostraram como uma metodologia e recursos didáticos inclusivos, respectivamente, com enorme potencial educacional que contribui com o processo de ensino e aprendizagem sobre animais peçonhentos. Após as atividades desenvolvidas foi elaborado um Guia Pedagógico para professores, apresentando todas as orientações e passo a passo de criação de uma HQ como recurso didático, sugerindo os percursos metodológicos discutidos durante este trabalho. Os resultados indicaram que o uso da elaboração de HQs pelos alunos pode ser um instrumento eficiente no processo de avaliação dos discentes, além de incentivar a criatividade e permitir a interdisciplinaridade e proporcionar a inclusão. | - |
Descrição: dc.description | The didactic resources are tools, inclusive or not, developed by teachers or that are already available for use, with pedagogical purposes to facilitate the teaching work in relation to the teaching-learning process and that help to achieve the proposed educational objectives. Among them are Comics, which help to complement the theoretical lessons, such as those of Science, and can be used in various levels of education and even as part of teaching sequences. Thus, this paper seeks to present an Inclusive Teaching Sequence (IDS) considering Vygotsky, in moments pointed out by Delizoicov and using especially comics with the theme Poisonous Animals. The work was carried out in a 7th grade class containing 26 students from a Municipal School of Itaboraí in 2021, and involved several methodological steps: 1) bibliographic research on the theme; 2) perception of interest of students and teachers on the use of comics; 3) elaboration and application of a SDI; 4) evaluation of learning; 5) evaluation of the work. For the perception of interest Google forms were elaborated; for the SDI an e-HQ with a deaf character, a video about the school, a owerpoint class about poisonous animals for a dialogued class with the collaboration of an interpreter of libras, forms of previous knowledge of the students and a booklet about the elaboration of comics; for the evaluation of the work evaluation forms of the e-HQ and the video about the school were elaborated for students and teachers. Through the bibliographic research we understood the importance of using this didactic resource, and by observing the students' participation, the valuation questionnaires, and the interpreter's statements it was possible to notice the motivation and improvement in the teaching-learning process. The SDI and the artifacts, such as the e-HQ, the video about the school, and the PowerPoint class showed to be an inclusive methodology and didactic resources, respectively, with enormous educational potential that contributes to the teaching- learning process about venomous animals. After the activities developed, a Pedagogical Guide for teachers was elaborated, presenting all the orientations and step-by-step instructions for creating a comic book as a didactic resource, suggesting the methodological paths discussed during this work. The results indicated that the use of the elaboration of comics by the students can be an efficient instrument in the evaluation process of the students, besides encouraging creativity and allowing interdisciplinarity and providing inclusion. | - |
Descrição: dc.description | 318 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias em Quadrinhos, animais peçonhentos, Ensino de Ciências, recurso didático. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da Ciência, História em quadrinhos, Animal venenoso, Recurso didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comics, venomous animals, science teaching, didactic resource. | - |
Título: dc.title | Andrei, O Novo Aluno”: uma História em Quadrinhos digital sobre animais peçonhentos como recurso didático no ensino Inclusivo de Ciências | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: