Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dassie, Bruno Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Schuele, Alessandra Frota Martinez de | - |
Autor(es): dc.contributor | Soares, Renata dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Fonseca, Hemerson Pereira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:46:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:46:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15090 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777299 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo dessa dissertação é analisar as Aritméticas primárias de Antônio Trajano como instrumentos para a prática docente dos professores que ensinavam matemática na segunda metade do século XIX. Para tal análise, a pesquisa foi delimitada no estudo dos livros didáticos Aritmética Primária e Aritmética Elementar Ilustrada, publicados em 1886 e 1879, respectivamente. Suas obras representaram uma mudança no método de ensino da aritmética na época de suas publicações que foram sucessos editoriais. Para efetuar essa análise se faz necessário abordar temas como a trajetória de vida profissional do autor, suas experiências na área de educação, o projeto educacional da Igreja Presbiteriana, a influência das legislações referentes ao ensino primário, a formação do professor que ensinava matemática, a produção de obras didáticas na época das publicações e os métodos de ensinos utilizados no ensino primário. Neste trabalho considera-se que a produção do livro didático não se reduz aos textos escritos em suas páginas e que este tipo de material possui dois principais leitores: aluno e professor. Busca-se uma estrutura comunicativa entre o autor ou a obra e o professor a partir de interpretações que envolvem os elementos paratextuais e os textuais, como por exemplo, os textos direcionados aos professores, a organização do texto didático, a estrutura dos problemas e resoluções, as atividades propostas e as ilustrações. Tem-se, portanto, um deslocamento em relação às pesquisas sobre o livro didático, ao considerar a composição das obras como um instrumento para o docente e não uma análise sob o ponto de vista de um texto destinado ao aluno | - |
Descrição: dc.description | This study aims to analyze Antônio Trajano's primary Arithmetics as tools for teaching practice adopted by teachers who taught mathematics in the second half of the 19th century. For that, this research is delimited to the study of classbooks named Primary Arithmetics and Illustrated Elementary Arithmetics, published in 1886 and 1879, respectively. His books represented a change in arithmetics teaching methodology at that time and became an editorial success. To fulfill the analysis, It is crucial to bring themes, such as the author's professional trajectory, his experiences in the educacional field, the project of the Presbiterian Church for education, the influence of the laws related to primary education, the education of the mathematics teacher, the teaching material produced at that time and which methodologies were used in primary education. This study takes into account that the production of a classbook is not limited to the words in its pages and that this type of material has two main readers: the student and the teacher. A communicative structure between the author or the book and the teacher is built on interpretations that involve paratextual and textual elements,, such as the text written to teachers, the organizarion of the teaching text, the structure of problems and solutions, the activities proposed and the illustrations. This work aims to displace researches on the classbook by considering its construction as a teacher's tool and not an analysis from the student's point of view | - |
Descrição: dc.description | 114 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trajano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aritmética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aritmética | - |
Palavras-chave: dc.subject | History of mathematical education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbook | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trajano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arithmetic | - |
Título: dc.title | As aritméticas primárias de Antonio Trajano como instrumentos para a prática do professor | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: