Simulação e análise econômica da produção de HVO e sua incorporação ao óleo diesel

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorYoung, André Ferreira-
Autor(es): dc.contributorOurique, Jorge Eduardo da Silva-
Autor(es): dc.contributorSoares, André von Held-
Autor(es): dc.contributorCavalcante, Raquel Massad-
Autor(es): dc.contributorYoung, André Ferreira-
Autor(es): dc.contributorCavalcante, Raquel Ferreira Massad-
Autor(es): dc.contributorOurique, Jorge Eduardo da Silva-
Autor(es): dc.contributorSoares, André von Held-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Ian Vieira-
Autor(es): dc.creatorScapim, Letícia Araujo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:46:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:46:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24625-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777292-
Descrição: dc.descriptionOs combustíveis fósseis são a principal fonte de energia e produtos químicos nos dias atuais: cerca de 80% do consumo energético mundial é resultante da combustão de combustíveis fósseis, sendo o setor de transporte um dos principais responsáveis por essa estatística. Nesse contexto, os biocombustíveis se tornaram relevantes para a redução da dependência da indústria do petróleo, da emissão de gases de efeito estufa e criar novos empregos no setor agrícola. O biodiesel, substituto renovável tradicional do diesel de petróleo, apresenta algumas limitações na sua utilização, como a grande tendência à oxidação, elevado custo e eventuais problemas de injeção. Uma alternativa é o diesel verde, por apresentar propriedades similares ao diesel comercial e, portanto, podendo ser utilizados em automóveis convencionais sem a necessidade de modificações no motor e mudanças nas refinarias existentes para seu armazenamento e transporte. No presente trabalho foi simulado o processo de produção de diesel verde, empregando como matériaprima o óleo de soja bruto, no simulador Aspen HYSYS® v12.0. A unidade de hidrotratamento e separação dos produtos foi proposta com base na literatura e sua capacidade baseada em um projeto de produção de diesel verde no Brasil, com início de operação previsto para o ano de 2025. Foi avaliada a utilização da infraestrutura existente em refinarias de petróleo convencionais e a viabilidade da incorporação gradual do diesel verde na mistura com diesel, sendo ambos os produtos obtidos na mesma planta de produção. Por fim, conclui-se que o preço do diesel verde é fortemente influenciado pelo preço do óleo de soja, o que sugere a necessidade de apoio do governo na mudança do atual cenário energético brasileiro. Foi mostrado também que, para ser competitivo por si só, devem ser levados em conta o interesse do mercado por um produto ecologicamente mais responsável e a redução de custos de produção, especialmente os de eletricidade-
Descrição: dc.descriptionFossil fuels are the main source of energy and chemicals today: about 80% of the world's energy consumption comes from the combustion of fossil fuels, with the transport sector being one of the main responsible for this statistic. In this context, biofuels have become relevant to reduce dependence on the oil industry, the emission of greenhouse gases and create new jobs in the agricultural sector. Biodiesel, a traditional renewable substitute for petroleum diesel, has some limitations related to its use, such as the great tendency to oxidation, high cost and possible injection problems. An alternative is green diesel, as it has properties similar to commercial diesel and, therefore, can be used in conventional cars without the need for engine modifications and changes in existing refineries for storage and transport. In the present work, the process of manufacturing of green diesel was simulated, using crude soybean oil as raw material, in the Aspen HYSYS® v12.0 simulator. The hydrotreatment and separation of products unit was proposed based on the literature and its capacity based on a project for the production of green diesel in Brazil, with start-up scheduled for the year 2025. The use of existing infrastructure in conventional oil refineries and the feasibility of the gradual incorporation of green diesel in the mixture with diesel were evaluated, both products being obtained in the same plant. Finally, it is concluded that the price of green diesel is strongly influenced by the price of soybean oil, which suggests the need for government support to change the current Brazilian energy scenario. It was also shown that, in order to be competitive by itself, the market's interest in a more ecologically responsible product and the reduction of production costs, especially those of electricity, must be taken into account-
Descrição: dc.description107 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDiesel verde-
Palavras-chave: dc.subjectsimulação-
Palavras-chave: dc.subjectanálise econômica-
Palavras-chave: dc.subjectBiodiesel-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise econômica-
Palavras-chave: dc.subjectBiorrefinaria-
Palavras-chave: dc.subjectGreen diesel-
Palavras-chave: dc.subjectsimulation-
Palavras-chave: dc.subjecteconomic analysis-
Título: dc.titleSimulação e análise econômica da produção de HVO e sua incorporação ao óleo diesel-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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