Cotidiano de crianças que vivem com HIV/AIDS: uma revisão integrativa

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndrade, Marilda-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2141897255763404-
Autor(es): dc.contributorSantana, Pedro Paulo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9821458370761881-
Autor(es): dc.contributorLuquez, Tatiane Marinz de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3106102089505729-
Autor(es): dc.contributorSantana, Pedro Paulo Correa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9821458370761881-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1352201445895337-
Autor(es): dc.creatorSá, Lorrayne Valério de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:46:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:46:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28515-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777274-
Descrição: dc.descriptionEste estudo busca aprofundar o conhecimento acerca do dia-a-dia da criança que vive com HIV/AIDS. Logo, os objetivos são: discutir a produção científica sobre o cotidiano de crianças que vivem com HIV/AIDS, descrever os principais desafios encontrados e analisar as estratégias no enfrentamento e as implicações para a enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo realizado através de um levantamento bibliográfico, do tipo revisão integrativa. A pesquisa foi feita através da busca nas seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (ScieLO) e PUBMED, por meio da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), utilizando os descritores: criança [AND] qualidade de vida [AND] HIV [OR] AIDS. Resultados: foram selecionados 18 artigos que estavam de acordo com o objetivo e a questão norteadora deste estudo, estes foram analisados e discutidos em dois eixos. Dificuldades encontradas no cotidiano das crianças que vivem com HIV/AIDS: preconceito e discriminação, saúde mental prejudicada das crianças e seus cuidadores, difícil adesão à TARV, comprometimento do desenvolvimento infantil e dilemas socioeconômicos. Estratégias de enfermagem no enfrentamento dos desafios vivenciados no cotidiano de crianças que vivem com HIV/AIDS: assistência sob influência do estigma, relação de vínculo e comunicação prejudicados e sobrecarga de trabalho. Considerações finais: o estudo contribuiu para a difusão do conhecimento sobre as contrariedades presentes no dia-a-dia de crianças portadoras do vírus HIV, bem como as demandas e a relevância de um cuidado qualificado e livre de preconceitos.-
Descrição: dc.descriptionThis study seeks to deepen knowledge about the daily lives of children living with HIV/AIDS. Therefore, the objectives are: to discuss the scientific production on the daily lives of children living with HIV/AIDS, to describe the main challenges encountered and to analyze the coping strategies and the implications for nursing. Methodology: This is a study carried out through a bibliographic survey, of the integrative review type. The research was carried out by searching the following databases: Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS), Scientific Electronic Library Online (ScieLO) and PUBMED, through the Virtual Health Library (VHL), using the descriptors: child [AND] quality of life [AND] HIV [OR] AIDS. Results: 18 articles were selected that were in accordance with the objective and guiding question of this study, these were analyzed and discussed in two axes. Difficulties encountered in the daily lives of children living with HIV/AIDS: prejudice and discrimination, impaired mental health of children and their caregivers, difficult adherence to ART, impairment of child development and socioeconomic dilemmas. Nursing strategies to face challenges experienced in the daily lives of children living with HIV/AIDS: assistance under the influence of stigma, impaired bonding and communication, and work overload. Final considerations: the study contributed to the dissemination of knowledge about the setbacks present in the daily lives of children with the HIV virus, as well as the demands and relevance of qualified care, free of prejudice-
Descrição: dc.description41 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCriança-
Palavras-chave: dc.subjectHIV-
Palavras-chave: dc.subjectAIDS-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade de vida-
Palavras-chave: dc.subjectCuidados de enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde da criança-
Palavras-chave: dc.subjectChildren-
Palavras-chave: dc.subjectHIV-
Palavras-chave: dc.subjectAIDS-
Palavras-chave: dc.subjectQuality of life-
Título: dc.titleCotidiano de crianças que vivem com HIV/AIDS: uma revisão integrativa-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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