Relatos de um educador audiovisual: reflexões sobre as práticas educacionais no período de pandemia 2020-2021

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMachado, Eliany Salvatierra-
Autor(es): dc.contributorYamasaki, Alice Akemi-
Autor(es): dc.contributorPereira, Jose Valter-
Autor(es): dc.creatorSantana, Fabio Tadeu de Macedo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:46:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:46:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23501-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777270-
Descrição: dc.descriptionDiante da pandemia de covid-19, o mundo foi submetido de maneira abrupta a novas formas de sociabilidade. O fechamento das escolas e a interrupção do processo de ensino aprendizagem aprofundou as desigualdades e ceifou a esperança de milhões de crianças e jovens da educação básica em escolas públicas de todo país. Por esse motivo, o presente trabalho discute a prática docente no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp-UERJ, analisando o processo e a cronologia da mediação tecnológica e implantação do Período Acadêmico Emergencial - PAE I e II no Instituto Fernando Rodrigues da Silveira – CAp-UERJ, observando as deliberações dos Atos Executivos de Decisão Administrativos - AEDA da Universidade do Estado do Rio de Janeiro diante do desenrolar da pandemia. A mediação tecnológica foi um espaço laboratório importante de familiarização com as plataformas digitais de atendimento à educação remota (PIMENTEL e CARVALHO, 2020), seguindo com a análise das ferramentas digitais utilizadas no atendimento aos estudantes da educação básica. A questão central do trabalho está associada à análise sistemática das entrevistas concedidas por treze professores da instituição, onde observamos os depoimentos dos docentes, suas estratégias, angústias, alegrias e a potência do fazer docente na reafirmação de uma educação pública de qualidade como elemento de transformação da sociedade.-
Descrição: dc.descriptionFaced with the covid-19 pandemic, the world was abruptly subjected to new forms of sociability. The closing of schools and the interruption of the teaching-learning process deepened inequalities and reaped the hope of millions of children and young people in basic education in public schools across the country. For this reason, this paper discusses the teaching practice at the Fernando Rodrigues da Silveira Application Institute - CAp-UERJ, analyzing the process and chronology of technological mediation and implementation of the Emergency Academic Period - PAE I and II at the Fernando Rodrigues da Silveira Institute – CAp-UERJ, observing the deliberations of the Executive Acts of Administrative Decision - AEDA of the State University of Rio de Janeiro in light of the unfolding of the pandemic. Technological mediation was an important laboratory space for familiarization with digital platforms for remote education services (PIMENTEL and CARVALHO, 2020), followed by an analysis of the digital tools used to assist basic education students. The central issue of the work is associated with the systematic analysis of the interviews given by thirteen professors of the institution, where we observe the testimonies of the professors, their strategies, anxieties, joys and the power of teaching in the reaffirmation of quality public education as an element of transformation of society.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPrática docente-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEducação remota-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino público-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching practice-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching learning-
Palavras-chave: dc.subjectRemote education-
Título: dc.titleRelatos de um educador audiovisual: reflexões sobre as práticas educacionais no período de pandemia 2020-2021-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.