Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Eduardo Oliveira Ribeiro de | - |
Autor(es): dc.contributor | Galhardi, Elizabeth de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Helder Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Barrelo Junior, Nelson | - |
Autor(es): dc.creator | Braga, Helen de Lemos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:46:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:46:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27824 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777267 | - |
Descrição: dc.description | Visando contribuir com uma visão mais realista da natureza do trabalho científico, foi desenvolvido um produto educacional que busca abordar conceitos de Física Moderna e Contemporânea através da educação voltada para o estudo e a conservação do patrimônio cultural. Sendo um assunto ainda pouco explorado no ensino da área de Ciências da Natureza na Educação Básica, o processo de investigação científica relacionado ao estudo de bens culturais oferece uma oportunidade de comunicação entre áreas de estudo ainda muito pouco aproveitada, como no caso da Física e da Arte. Sendo assim, o produto educacional proposto tem como objetivo, fazendo uso desta conexão, abordar o conceito de radiação eletromagnética e sua interação com a matéria através da transposição de técnicas de fotografia voltadas para a análise de pinturas. | - |
Descrição: dc.description | Aiming to contribute with a more realistic view of the scientific work’s nature, it was developed an educational product that seeks to address concepts of Modern and Contemporary Physics through education focused on the study and conservation of cultural heritage. Still a very unexplored subject in the teaching of Natural Sciences in Basic Education, the process of scientific investigation related to the study of cultural heritage offers an opportunity for communication between study areas normally underused, as is the case of Physics and Art. Thus, the proposed educational product aims to, through the use of this connection, address the concept of electromagnetic radiation and its interaction with matter through the transposition of photographic techniques used on analysis of paintings. | - |
Descrição: dc.description | 80p | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física Moderna e Contemporânea | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio Cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arqueometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artes plásticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arqueometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modern and Contemporary Physics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural Heritage | - |
Palavras-chave: dc.subject | Archaeometry | - |
Título: dc.title | Uma proposta de produto educacional para o ensino de Tópicos de Física Moderna e Contemporânea através da educação para o patrimônio cultural | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: