Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Trouche, Lygia Maria Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor | Feres, Beatriz dos Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Patricia Maria Campos de | - |
Autor(es): dc.creator | Franco, Cláudia Pereira da Cruz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:46:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:46:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10339 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777256 | - |
Descrição: dc.description | A partir da abordagem da Semiolinguística e da Linguística do Texto, este trabalho analisa questões discursivas, em situação de prova, das disciplinas Língua Portuguesa, Geografia, Filosofia e História. As respostas são analisadas em função das perguntas, explicando o quanto a observância ou a inobservância dos aspectos discursivos inerentes ao Contrato comunicativo do gênero prova discursiva são responsáveis pelo sucesso ou insucesso das respostas. Também é observada a contribuição dos elementos coesivos para a construção do sentido tanto da pergunta quanto da resposta e para o consequente (in)sucesso comunicativo. Em suma, busca-se explicar a produtividade da abordagem interlocutiva no ensino de produção de textos nas várias disciplinas do currículo do ensino médio. A partir das observações e explicações, propõe-se, para o referido segmento, um ensino de produção de texto numa abordagem interlocutiva, que embase todos os aspectos linguísticos necessários à tessitura do texto | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | From the Semiolinguistic approach and Text Linguistic, this paper analyzes discursive questions, in test situation, of Portuguese, Geography , Philosophy and History subjects. Responses are analyzed in terms of questions, explaining how compliance or noncompliance with the discursive aspects inherent to the Contract communicative of the discursive test are responsible for the success or failure of the answers . The contribution of the cohesive elements for the construction of meaning as both the question and the response to subsequent (in) communicative success is also observed . In short, it seeks to explain the productivity of interlocutive approach in teaching the production of texts in various disciplines of the high school curriculum . From the observations and explanations, it is proposed , for the said segment , a teaching of text production in interlocutive approach that embase all linguistic aspects necessary for the texture of the text | - |
Descrição: dc.description | 146 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção de texto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interlocução | - |
Palavras-chave: dc.subject | Coesão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Coerência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Questões discursivas. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Coesão (Linguística) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção textual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação de estudantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Text production | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interlocution | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cohesion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Coherence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discursive questions | - |
Título: dc.title | Abordagem interlocutiva : contratos e estratégias em questões discursivas do ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: