Evolução estrutural de um aço DP laminado a frio e submetido ao reozimento intercrítico sob distintas condições de resfriamento

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Autor(es): dc.contributorPaula, Andersan dos Santos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9553552120828724-
Autor(es): dc.contributorFonseca, Gláucio Soares da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9663765935778795-
Autor(es): dc.contributorRodrigues , Geovani-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9578900283345548-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6128821630245398-
Autor(es): dc.creatorGurgel, Mônica Aline Magalhães-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:46:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:46:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26881-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777255-
Descrição: dc.descriptionA crescente preocupação da indústria automobilística com questões ambientais e com a segurança do condutor e passageiros, fez com que o setor siderúrgico se empenhasse no desenvolvimento de aços com maior valor tecnológico, surgindo assim várias classes de aços, entre elas, recentemente, os aços avançados de alta resistência, onde encontra­se o aço bifásico ou “Dual Phase” (DP). Este aço é caracterizado por uma microestrutura ferrítica­martensítica, associada a uma matriz ferrítica com ilhas dispersas de martensita. Como a siderurgia mundial oferece todo o espectro de aços DP, torna­se necessário ampliar as pesquisas no cenário nacional sobre os mesmos. Logo as siderúrgicas brasileiras estão investindo em pesquisas para reduzir assim o déficit da oferta desses aços, a fim de atender as demandas da indústria automobilística, ou seja, aumentar as opções desta classe de material com características especiais e com qualidade similar aos importados, garantindo assim a competitividade com o mercado internacional. Neste trabalho utilizou­se amostras de um aço baixo C e Mn, com micro adição de Nb e Mo, em desenvolvimento, onde se propôs uma avaliação da evolução microestrutural e propriedades mecânicas das amostras extraídas ao longo do processamento em escala industrial (Laminação a Quente (BQ) e a Frio (BFH), e Recozimento Intercrítico (BFF)), e das amostras obtidas nas simulações laboratoriais de recozimento intercrítico a partir da condição BFH. Com auxílio das técnicas de microscopia (óptica e eletrônica de varredura) e de um ultramicrodurômetro instrumentado, foram confrontados os resultados dos ensaios de tração uniaxial, realizados em amostras extraídas de BQ e BFF processadas industrialmente, a fim de verificar a potencialidade de correlação entre as propriedades mecânicas avaliadas no ensaio de tração e na ultramicrodureza instrumentada para demais condições em estudo. As simulações físicas, em escala laboratorial, do recozimento intercrítico foram conduzidas com auxílio de fornos Mufla e um equipamento de análise termomecânica (TMA), resultando em taxas de aquecimento e resfriamento distintas. Para o encharque foram selecionadas 7 temperaturas distintas (680, 720, 760, 800, 840, 880 e 920°C) com permanência por 180 segundos na temperatura máxima, seguido de um resfriamento sob duas proposições: resfriamento direto e com patamar isotérmico a 600°C por 10 minutos. As condições dos ciclos térmicos adotados permitiram avaliar a grande importância das taxas de aquecimento/resfriamento, a temperatura de encharque e do patamar isotérmico a 600ºC, no que diz respeito a recristalização, evolução composicional da austenita formada no encharque e consequentemente nas transformações de fases no resfriamento, os quais são os maiores responsáveis pelas características do produto final. As condições promissoras para o desenvolvimento do aço DP 800 almejado, foram associadas a temperaturas de encharque na faixa de 800 a 840ºC, para resfriamento direto, e reduzindo para 760ºC, quanto a realização do patamar isotérmico. Enquanto temperaturas de encharque inferiores apresentaram uma fração excessiva de encruamento (associada a uma redução na ductilidade) e por outro lado temperaturas superiores evoluíram para formação significativa de frações de perlita e/ou bainita, em conjunto ou não com uma matriz ferrítica com ilhas de martensita (associada a redução significativa da resistência mecânica). Além disso, a adoção do ensaio no ultramicrodurômetro instrumentado mostrou­se potencial para pré avaliação das propriedades mecânicas neste tipo de material em desenvolvimento-
Descrição: dc.descriptionThe automotive industry growing concern with environmental issues and the driver and passengers’ safety, made the steel industry is to pledge the development of steels with higher technological value, this resulting in various steels groups, including recently advanced high strength steels, where is the Dual Phase (DP). This steel is characterized by a ferritic­martensitic microstructure associated with a ferritic matrix with dispersed martensite islands. As the global steel industry offers the full range of DP steel, it is necessary to expand research on the national scene on them. Soon Brazilian steel makers are investing in research so as to reduce the deficit in the supply of these steels, in order to meet the demands of the automotive industry, ie upsell this material group with special characteristics and with similar quality to imported, thus ensuring competitiveness in the international market. In this work were used samples of a low­C and Mn steel, with Nb and Mo micro addition, in development, where it has proposed an evaluation of the microstructural and mechanical properties evolution from samples taken throughout the process on industrial scale (Hot (BQ) and cold Rolling (BFH), and intercritical annealing (BFF)), and samples obtained in intercritical annealing laboratory simulations from BFH condition. With the support of microscopy techniques (optical and scanning electronic) and an instrumented Ultramicrodurometer, were confronted the uniaxial tensile tests results carried out on samples taken from BQ and BFF industrially processed, in order to verify the capability correlation between mechanical properties evaluated in tensile test and instrumented ultramicrohardness for other conditions in study. The intercritical annealing physical simulations, in the laboratory scale, were conducted on the muffle furnaces and Thermomechanical analysis equipment (TMA), resulting in different heating and cooling rates. For the soaking been selected 7 different temperatures (680, 720, 760, 800, 840, 880 and 920°C) to remain for 180 seconds at the maximum temperature followed by cooling in two propositions: direct cooling and isothermal at 600°C for 10 minutes. The thermal cycles conditions adopted allowed to evaluate the great importance of heating / cooling rates, the soaking temperature and isothermal at 600°C, with respect recrystallization, compositional evolution of austenite formed in the soaking and consequently in the phase transformations on cooling step, which are the most responsible for the final product characteristics. The promising conditions to develop the desired DP steel 800, were associated with soaking temperature range of 800 to 840ºC for direct cooling, and reducing to 760°C, as well as performing the isothermal stage. While lower soaking temperatures showed an excessive fraction of strain­hardening (associated with a ductility reduction) and higher soaking temperatures progressed to significant formation of perlite and / or bainite fractions, either together or not with a ferritic matrix with martensite islands (associated with significant mechanical strength reduction). Moreover, the adoption of the instrumented Ultramicrodurometer test proved potential for pre­evaluation of the mechanical properties of this type of material development-
Descrição: dc.description156 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAço bifásico-
Palavras-chave: dc.subjectRecozimento intercrítico-
Palavras-chave: dc.subjectMicroestrutura-
Palavras-chave: dc.subjectPropriedades mecânicas-
Palavras-chave: dc.subjectUltramicrodurômetro instrumentado-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Metalúrgica-
Palavras-chave: dc.subjectProcessamento e caracterização de materiais-
Palavras-chave: dc.subjectAço bifásico-
Palavras-chave: dc.subjectMicroestrutura-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectDual phase-
Palavras-chave: dc.subjectIntercritical annealing-
Palavras-chave: dc.subjectMicrostructure-
Palavras-chave: dc.subjectMechanical properties-
Palavras-chave: dc.subjectInstrumented ultramicrodurometer-
Título: dc.titleEvolução estrutural de um aço DP laminado a frio e submetido ao reozimento intercrítico sob distintas condições de resfriamento-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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