EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO. ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVieira Neto, Julio-
Autor(es): dc.contributorCPF:59874514522-
Autor(es): dc.contributorBarros, Sergio Ricardo da Silveira-
Autor(es): dc.contributorCPF:65235523322-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0245365238186836-
Autor(es): dc.contributorBezerra, Marlene Jesus Soares-
Autor(es): dc.contributorCPF:67518594522-
Autor(es): dc.creatorCastilho, Priscila da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:46:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:46:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2015-06-27-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20791-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777243-
Descrição: dc.descriptionAmid a backdrop of degradation environmental degradation, it is deemed to reflect on environmental issues you need to think about the survival of humans. In this context, sustainability is an issue debated by various civil society groups because they understand that it is an important part of the process of struggle for the maintenance of human existence. In this sense, environmental education plays a crucial role in the formation of subjects capable of intervening in society towards its transformation process. Despite the understanding that there are about education being key to form citizens who aspire to a sustainable society and seek, much has been advancing the field of education. Given the above, the Survey aims to analyze the perceptions of teachers, who work in a Course of Technical Education Middle Level, offered by a Federal Institution, of Education on Environmental Education. Furthermore, we sought to determine if this education happens in the course studied. The methodology of research we used the single case study. To achieve the goal outlined, held, bibliographic through bibliometric study and semi-structured questionnaire applied to teachers surveyed. The results show that more than half of the participants considered it essential to the development of Environmental Education Technical Education Middle Level. Nevertheless, the results also demonstrate that none of the respondents agree that environmental education is part of the course curriculum researched, as current law provides.-
Descrição: dc.descriptionEm meio a um cenário de degradação ambiental cada vez mais acentuado, entende-se que para refletir sobre as questões ambientais é preciso pensar a respeito da própria sobrevivência dos humanos. Nesse contexto apresentado, a sustentabilidade é uma temática debatida pelas diversas categorias da sociedade civil por entenderem que ela se constitui parte importante para o processo de luta pela manutenção da existência humana. Nesse sentido, a Educação Ambiental têm papel crucial a desempenhar no processo de formação de sujeitos capazes de intervir na sociedade com vistas a sua transformação. Apesar de o entendimento que há sobre a educação ser fundamental para formar cidadãos que aspirem a uma sociedade sustentável e a busquem, muito se têm a avançar no campo educativo. Perante o exposto, a Pesquisa tem como objetivo analisar as percepções dos docentes que atuam em um Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, oferecido por uma Instituição Federal de Ensino, sobre Educação Ambiental. Além disso, buscou-se verificar se essa Educação acontece no curso estudado. Como metodologia de Pesquisa, utilizou-se o estudo de caso único. Para atingir o objetivo traçado, realizou-se, levantamento bibliográfico, por meio de estudo bibliométrico e aplicou-se questionário semiestruturado aos docentes pesquisados. Os resultados evidenciam que mais da metade dos participantes considera ser essencial o desenvolvimento da Educação Ambiental na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Apesar disso, os resultados demonstram também que nenhum dos pesquisados concorda que a Educação Ambiental integra o currículo do curso pesquisado, conforme a legislação vigente determina.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação para o Desenvolvimento Sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental Education-
Palavras-chave: dc.subjectEducation for Sustainable Development-
Palavras-chave: dc.subjectSustainability-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleEDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO. ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO-
Título: dc.titleENVIRONMENTAL EDUCATION IN A MID-LEVEL PROFESSIONAL TECHNICAL EDUCATION COURSE. CASE STUDY IN A TEACHING FEDERAL INSTITUTION-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.