Metodologia para criação e dimensionamento de circuitos cicloviários dentro do conceito de hubs and links

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Walber Paschoal da-
Autor(es): dc.contributorSalvi, Levy-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Itamar Messias de-
Autor(es): dc.creatorPfeffer, Guilherme Moyses-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:46:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:46:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5196-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777242-
Descrição: dc.descriptionA bicicleta por muitos anos vem sido usada como meio de locomoção, contudo vem perdendo espaço para transportes motorizados e possuindo poucas vias adequadas para sua utilização. O objetivo desse trabalho é desenvolver uma metodologia simplificada capaz de auxiliar tomadores de decisão a planejar e dimensionar a infraestrutura adequada para os ciclistas. Os conceitos utilizados abordam temas como Pontos de Interesse, distâncias adequadas para o ciclista, crescimento populacional, divisão de modais de transportes, interesses por estacionamento para bicicletas e adequação a segurança da via. Foram realizados levantamentos de dados para medições de fluxo de veículos, tempos de ciclo e verde efetivo. Houve a elaboração de uma pesquisa de tendência de interesse por possíveis mudanças nos hábitos de transportes, para prever demanda reprimida, e interesse por estacionamento para bicicletas. Através de um estudo de caso foram testadas as ideias elaboradas pela metodologia desenvolvida. O trabalho expõe os resultados como um crescimento de possível de 102% no fluxo atual de ciclistas até o ano de 2030 e 12% na composição da divisão de modais de transportes, caso seja implementada a infraestrutura proposta.-
Descrição: dc.descriptionThe bicycle has been used for many years as a way of transportation, but has been losing space for motorized transportation and has few facilities appropriate for its use. The objective of this work is to develop a simplified methodology capable of helping decision makers to plan and design the appropriate infrastructure for cyclists. The concepts used approach topics such as Points of Interest, suitable distances for the cyclist, population growth, transportation modalities, interest for bicycle parking and proper road safety. Data were collected to measure vehicles flow measurements of vehicles, times of cycle and effective green. There was a survey of trends about interest for possible changes in transportation habits, to predict repressed demand, and interest in bicycle parking. Through a case study the ideas elaborated by the developed methodology were tested. The work exposes results as a possible growth of 102% in the current flow of cyclists by the year 2030 and growth of 12% in the composition of the modal transportation division if the proposed facilities are implemented.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBicicleta-
Palavras-chave: dc.subjectBicicletário-
Palavras-chave: dc.subjectCiclovias-
Palavras-chave: dc.subjectCiclofaixas-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento cicloviário-
Palavras-chave: dc.subjectBicicleta-
Palavras-chave: dc.subjectBicycle-
Palavras-chave: dc.subjectBicycle rack-
Palavras-chave: dc.subjectCycle paths-
Palavras-chave: dc.subjectPlanning-
Título: dc.titleMetodologia para criação e dimensionamento de circuitos cicloviários dentro do conceito de hubs and links-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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