La llorona: mito e poder no México

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSoihet , Rachel-
Autor(es): dc.contributorRaminelli , Ronald-
Autor(es): dc.contributorPrado , Maria Ligia-
Autor(es): dc.contributorPuga , Vera Lúcia-
Autor(es): dc.contributorSantos, Georgina Silva dos-
Autor(es): dc.creatorMontandon, Rosa Maria Spinoso de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:46:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:46:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27018-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777208-
Descrição: dc.descriptionA presente tese propõe uma aproximação histórica ao mito La Llorona, representação feminina de profundas raízes latino-americanas, especialmente no México, onde aparece como o fantasma de uma mulher de branco, descabelada e chorosa, que clama pelos filhos, nas encruzilhadas dos caminhos, nos rios, lagos, lagoas ou nascentes. Tal aproximação se faz sob três supostos teóricos diretamente relacionados entre si: a dialética feminina, o controle social, o discurso de autoridade, como instrumentos representativos, relacionais e funcionais do poder. Igualmente, o tema é abordado através de três perspectivas culturais também intimamente ligadas, a mítico-simbólica que remete à figura primordial da Grande Deusa, através das antigas deusas mexicanas e da tradição greco-latina; a histórico-literária, através dos intelectuais que se ocuparam de La Llorona; e a memória, individual e coletiva. Na realidade, esta ultima, pela amplidão e diversidade de formas com que se pode apresentar, e pela impossibilidade de esgota-la num único capitulo, ficou mais como uma possibilidade para futuras pesquisas, delineada na parte correspondente à atualidade do mito, nas reflexões finais do trabalho. E tudo dentro do marco histórico do processo de construção do Estado Nacional Mexicano, com a idéia de cidadania, o nascimento do nacionalismo e a busca por uma identidade nacional que pressupõem tais processos. De forma que o recorte cronológico foi situado no século XIX, embora com recuos ate os séculos anteriores à conquista, passando por esta e pela colônia, e com projeções ate o futuro no século XX, num tratamento que priorizou os aspectos temáticos por sobre a seqüência cronológica e a temporalidade linear convencional. Da mesma forma, foram utilizadas todas as categorias de fontes que se puderam conseguir, inclusive as não convencionais, priorizando-se aquelas que pudessem fornecer informações pertinentes para o tema, por sobre sua origem e natureza. Finalmente, a estrutura de cada capítulo foi elaborada pensando-se na autonomia de cada um, com principio, médio e fim, de maneira que sua leitura e compreensão independam do conhecimento do anterior.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation proposes a historical approach to the myth of La Llorona, a female representation deeply rooted in Latin America, especially in Mexico, where it takes the form of the ghost of a weepy woman dressed in white, with untidy hair, who cries out for her children at crossroads, in the rivers, lakes, ponds, and hot springs. The analysis relies on three theoretical assumptions directly linked to one another: the female dialectic, the social control, and the discourse of authority, which are seen as representative instruments of power, as well as relational and operational instruments of power. The analysis is equally approached from three cultural perspectives also closely linked to one another: the mythical and symbolic perspective, that goes back to the original figure of the Great Goddess through the ancient Mexican goddesses and the Greek-Latin tradition; the historical and literary perspective, through the reading of writers who dealt with La Llorona; and the perspective of the individual and collective memory, which was not deeply studied because of the widespread and diverse forms of manifestation it may have and the difficulties of being appropriately examined in a single chapter. So, this analytical perspective was left aside and kept for a possible research in the future. It was just outlined in the chapter about the myth in present times, in the final part of the text. The analysis framework is the historical context of the Mexican National State construction, including the idea of citizenship, the origins of nationalism and the search for a national identity, that suppose such process. In this way, the chronological starting point was set in the 19th Century, although we looked at centuries before and after the Conquest, from the Colony to the 20th Century, giving priority to thematic aspects of the subject over its chronological sequence and the conventional linear approach to time. In the same way, all kinds of sources of information we could collect were used in the analysis, including non-conventional sources. The sources with information on the origins and nature of the myth were given priority. Finally, the chapters were designed to preserve their autonomy within the whole text, with an introduction, a development of the theme and a conclusion, allowing their individual comprehension regardless the reading of the previous one.-
Descrição: dc.description336 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLa Llorona-
Palavras-chave: dc.subjectMito-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentações-
Palavras-chave: dc.subjectHistoria das Mulheres-
Palavras-chave: dc.subjectHistória do México-
Palavras-chave: dc.subjectHistória do México-
Palavras-chave: dc.subjectMito-
Palavras-chave: dc.subjectPoder-
Palavras-chave: dc.subjectMulher - aspecto histórico-
Palavras-chave: dc.subjectMéxico-
Título: dc.titleLa llorona: mito e poder no México-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.