A dimensão sociopolítica do território para os Terena: as aldeias nos Séculos XX e XXI

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Maria Regina Celestino de-
Autor(es): dc.contributorGarcia, Elisa Frühauf-
Autor(es): dc.contributorOliveira Filho, João Pacheco de-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, John Manuel-
Autor(es): dc.contributorMoura, Noêmia dos Santos Pereira-
Autor(es): dc.creatorVargas, Vera Lúcia Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:46:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:46:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16642-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777204-
Descrição: dc.descriptionEsta tese tem por objetivo compreender as táticas desenvolvidas pelos Terena que habitam a região do atual estado do Mato Grosso do Sul, principalmente os que vivem nas aldeias Bananal, Colônia Nova e Ipegue, na Terra Indígena de Taunay/Ipegue e da aldeia Buriti, na Terra Indígena Buriti, para a conquista e a garantia de seus direitos territoriais, compreendido através do fortalecimento das suas relações com a aldeia e dessa com o seu entorno, entre o final do século XX e o início do século XXI. As ações reivindicatórias dos Terena pela posse do território, que eles denominam atualmente de “retomada” não é recente, ocorre desde o século XIX, principalmente após os conflitos da Guerra do Paraguai (1864-1870), pois intensifica o povoamento da região. Desde então, índios e não-índios disputam os territórios e dessa forma, os conflitos entre eles também se intensificaram e se estenderam para o século XX. Quando ocorre a demarcação das reservas indígenas, que embora não tenham respeitado a lógica dos índios sobre o território, reconheceram e demarcaram as terras onde eles deveriam permanecer sob a proteção do Estado brasileiro. Os Terena voltaram a se reorganizar dentro das reservas, em seus núcleos populacionais, vinculados pela relação do parentesco e dos interesses comuns que possuíam, esses núcleos foram chamados de aldeias. Nesse sentido, pretende mostrar as táticas que esses índios desenvolveram e desenvolvem para nelas permanecerem, fortalecendo as suas relações políticas e identitárias através da sua consciência histórica, elegendo o que é significativo para o grupo, a partir da aldeia, lugar que legitima ações e reconhece liderança e da escola por meio das ações dos professores Terena, na busca pela legitimação dos direitos indígenas. Essa pesquisa foi desenvolvida mediante fontes escritas e orais por meio dos depoimentos dos Terena nas aldeias mencionadas anteriormente, entre o período de 2007 a 2010, porém outros depoimentos realizados antes do desenvolvimento dessa tese também foram citados por serem relevantes para esse estudo. As informações obtidas indicam que a aldeia é o principal núcleo dos Terena, é através dela que se organizam e reorganizam buscando soluções para os seus problemas e necessidades, entre os quais, destaca-se a ampliação e demarcação do território. Entre as táticas estabelecidas, para as suas reivindicações junto ao Estado brasileiro, constam as atividades desenvolvidas pelos professores indígenas, apropriando-se do conhecimento acadêmico que foi produzido sobre eles, bem como produzindo o seu próprio, enquanto pesquisadores do seu povo e assim, ampliam o diálogo com a sociedade envolvente através das universidades e das escolas nas aldeias, provocando discussões em torno dos seus direitos indígenas-
Descrição: dc.descriptionFundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso do Sul - FUNDECT-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this thesis is to understand the tactics developed by the Terena Indians who live in the villages of Bananal, Colonia Nova and Ipegue of the Indigenous Land of Taunay/ and from Buriti village, in the indigenous land of Buriti, in the state of Mato Grosso do Sul, to conquer and guarantee their territorial rights. These strategies were strengthened by their relationships within the village and their surroundings, from the late XX century into the early XXI century. The Terena’s actions claiming for land ownership, which nowadays is called “retaking”, is not something recent, but has occurred since the XIX century when regional population was intensified. Since then, indigenous and non-indigenous people fight for territory; their conflicts have become more intense and have extended into the 20th century. When the Indian reservation territory was delimited by the State, although the indigenous logic about territory was not respected, the land where the Indians should stay under the villages in their populations basis, linked by their relative bonds and/or common interests. This way, this paper intends to show the strategies that these indigenous people developed and are developing, so they can keep engaged in strengthening the political relations and identities, through their historical conscience, by electing what is significant for the group, starting from the village, the place that legitimates actions and recognizes leadership. This research was developed with written and oral sources, from statements given by the Terena of the villages mentioned before, during the period of 2007 to 2010. Yet, other statements, prior to this thesis, were also referred, to due to their relevance to this study. The information obtained points out that, for the Terena, the village is their nucleus. It is within the village that they organize and re- organize themselves, trying to find solutions for their problems and needs, in which the highlight issues are widening and delimiting their territory. Among the strategies they established to claim their rights for the Brazilian State, are the activities that the indigenous teachers develop. These activities reflect their appropriation of the academic knowledge produced about them, as well as the knowledge they produced themselves as researchers of their own people, enlarging the dialogue with the surrounding society like the universities and schools in the village, inciting new discussions around indigenous rights-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói, RJ-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectConsciência histórica-
Palavras-chave: dc.subjectTerena-
Palavras-chave: dc.subjectAldeia-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores Terena-
Palavras-chave: dc.subjectAntropologia cultural-
Palavras-chave: dc.subjectÍndio Terena-
Palavras-chave: dc.subjectÍndio -- aspectos históricos-
Palavras-chave: dc.subjectTerritorialidade humana-
Palavras-chave: dc.subjectMato Grosso do Sul-
Palavras-chave: dc.subjectHistoric Consciousness-
Palavras-chave: dc.subjectVillage-
Palavras-chave: dc.subjectIndigenous teachers-
Título: dc.titleA dimensão sociopolítica do território para os Terena: as aldeias nos Séculos XX e XXI-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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