Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sacramento, Josiane Aparecida da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Bonone, Luana Menegueli | - |
Autor(es): dc.contributor | Tavares, Rômulo Eugênio Nicácio | - |
Autor(es): dc.creator | Lessa, Vinícius Roberto Moreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:46:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:46:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-04-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6336 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777186 | - |
Descrição: dc.description | O projeto político pedagógico (PPP) e a gestão democrática na escola pública são abordados com mais intensidade após a Lei nº 9.394/96, trazendo novos desafios à educação, embora ainda não tenha se tornado uma prática. O estudo analisa a coerência perceptiva dos professores da rede de ensino fundamental do município do Rio de Janeiro na construção de um PPP como decorrente de uma gestão democrática, aproveitando desses agentes os mecanismos participativos para melhoria do processo ensino/aprendizagem como formador do cidadão. A pesquisa foi realizada através de um estudo de caso, dividida em três etapas: uma revisão literária abordando os diversos aspectos do PPP e da gestão democrática; a aplicação de um questionário semi-estruturado direcionado aos professores do município do Rio de Janeiro, através do sitio do SINPRO RIO; e a apresentação dos resultados obtidos. Os resultados revelam que, embora o tema seja muito discutido, o PPP, na maior parte, não é elaborado de forma coletiva, tendo participação limitada de apenas alguns agentes no processo de gestão democrática, caracterizando um erro formal. Conclui-se que, embora constatado empenho individual de alguns profissionais, esse não reflete a plenitude desejada a ambientes democráticos, o que, por consequência, entrava o melhor desenvolvimento da cidadania e qualificação social do indivíduo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão democrática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão participativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto político pedagógico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação pública municipal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão democrática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão participativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Município | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto pedagógico | - |
Título: dc.title | A gestão democrática na construção do projeto político pedagógico das escolas públicas municipais do Rio de Janeiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: