Um curioso em duas barras: uma proposta de divulgação científica e articulação entre a ciência popular e a ciência escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBorges, Márcia Narcizo-
Autor(es): dc.contributorMachado, Patrícia Fernandes Lootens-
Autor(es): dc.contributorChacon, Eluzir Pedrazzi-
Autor(es): dc.contributorMesseder, Jorge Cardoso-
Autor(es): dc.creatorBilé, Lucas de Castro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:46:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:46:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-14-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22605-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777177-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta a análise do processo de elaboração e utilização do livro intitulado “Um curioso em Duas Barras” em uma oficina com a finalidade de promover a valorização e o reconhecimento dos conhecimentos populares. A narrativa do livro baseou-se nos conhecimentos populares presentes no município de Duas Barras-RJ e foram reunidos no livro por meio de uma entrevista feita com os morados da comunidade. Este recurso didático foi aplicado e avaliado por meio de uma oficina temática que foi estruturada em três momentos pedagógicos proposto por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002), onde inicialmente houve a problematização inicial, seguindo para a organização dos conhecimentos e por fim, a aplicação do conhecimento. A oficina foi desenvolvida em uma escola particular do município de Duas Barras, para 18 alunos da 7ª série do ensino fundamental e mostrou-se um importante recurso para a promoção e a valorização dos conhecimentos populares. A partir dos resultados obtidos por meio da aplicação do livro dentro de uma oficina temática, percebe-se que o livro “Um curioso em Duas Barras” é um produto com condições para promover a compreensão dos conhecimentos populares dentro da sala de aula. Foi observado também, que é relevante criar um ambiente de discussão, como as oficinas temáticas, no qual haja uma aproximação entre os conhecimentos científicos e alguns dos conhecimentos populares presentes no livro. Espera-se que o trabalho possa contribuir com a criação de outros recursos pedagógicos que visem fomentar atividades relacionadas aos conhecimentos populares dentro das escolas e contribua para o ensino de ciências-
Descrição: dc.descriptionThis work presents the analysis of the process of elaboration and use of the book entitled “Um curioso em Duas Barras” in a workshop with the purpose of promoting the valorization and recognition of popular knowledge. The book's narrative was based on popular knowledge present in the city of Duas Barras-RJ and was gathered in the book through an interview with the residents of the community. This didactic resource was applied and evaluated through a thematic workshop that was structured in three pedagogical moments proposed by Delizoicov, Angotti and Pernambuco (2002), where initially there was the initial problematization, followed by the organization of knowledge and finally, the application of knowledge. The workshop was developed in a private school in the city of Duas Barras, for 18 students in the 7th grade of elementary school and proved to be an important resource for the promotion and enhancement of popular knowledge. From the results obtained through the application of the book within a thematic workshop, it is clear that the book “Um curioso em Duas Barras” is a product with conditions to promote the understanding of popular knowledge within the classroom. It was also observed that it is relevant to create an environment for discussion, such as thematic workshops, in which there is an approximation between scientific knowledge and some of the popular knowledge present in the book. It is hoped that the work can contribute to the creation of other pedagogical resources that aim to foster activities related to popular knowledge within schools and contribute to science teaching-
Descrição: dc.description98 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento popular-
Palavras-chave: dc.subjectLivro paradidático-
Palavras-chave: dc.subjectOficina temática-
Palavras-chave: dc.subjectDivulgação científica-
Palavras-chave: dc.subjectCultura popular-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização científica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da ciência-
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático-
Palavras-chave: dc.subjectRecurso didático-
Palavras-chave: dc.subjectPopular knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectParadidactic book-
Palavras-chave: dc.subjectThematic workshop-
Título: dc.titleUm curioso em duas barras: uma proposta de divulgação científica e articulação entre a ciência popular e a ciência escolar-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.