Qualidade total aplicada nos processos de uma clínica de saúde, um estudo de caso

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGutierrez, Ruben Huamanchumo-
Autor(es): dc.contributorSalles, Mara Telles-
Autor(es): dc.contributorLeite, Jose Geraldo Lamas-
Autor(es): dc.creatorLago, Tasso Cardoso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:46:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:46:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-23-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-23-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2259-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777168-
Descrição: dc.descriptionO setor de saúde do Brasil é amplamente criticado. Inicialmente seria um direito garantido à população pela Constituição. No entanto, percebe-se que o setor de saúde pública é notóriamente ineficiente, sucateado, precário e sofre com a má gestão dos recursos. Nesse cenário de precariedade o setor de saúde privado ganhou força e cresceu, nos últimos 5 anos, aproximadamente 60% graças a criação de estabelecimentos auxiliares aos hospitais, como o surgimento de diversas clínicas e centro de saúde, desafogando os hospitais e promovendo maior dinâmica no setor. Tal expansão acelerada e desordenada, ocorreu sem que práticas de qualidade fossem aderentes ao mesmo ritmo de crescimento, causando grande defasagem nos aspectos de qualidade. Muitos recursos são alocados em áreas que não trazem retornos atraentes ao cliente, onde os mesmos tiveram suas necessidades analisadas através de uma pesquisa aplicada na clínica em questão. Esse estudo teve como base uma clínica de saúde localizada no bairro do Recreio dos Bandeirantes, no Estado do Rio de Janeiro. Os três gestores da clínica participaram do estudo através da resposta de questionários e entrevistas individuais, estes responderam o mesmo questionário que os clientes, possibilitando, assim, perceber gaps de qualidade entre a percepção do cliente e do gestor. Através dos resultados dessa pesquisa foi elaborado um plano de ação visando aumentar o nível de serviço da clínica e promover um diferencial da clínica no mercado-
Descrição: dc.descriptionBrazil's health sector is widely criticized. Initially, the health care should be a right guaranteed by the Constitution with no extra costs for the population. However, we see that the public health sector is notoriously inefficient, scrapped and suffers from poor management of resources. In this scenario of precariousness private health sector gained strength and grew in the last five years, approximately 60% through the creation of auxiliary establishments to hospitals, such as the emergence of several clinical and health center, relieving hospitals and promoting greater dynamics in sector. This exacerbated expansion occurred without the advance of the quality practices in the same speed of growth. Causing large gap in quality aspects. Many resources are allocated in areas that do not bring attractive returns to customers, where they had their needs assessed through a survey applied in the clinic in question. Our study was based on a health clinic located in the neighborhood of Recreio dos Bandeirantes, in the state of Rio de Janeiro. The three managers of the clinic were studied and answered the same questionnaire to customers, enabling us thus realize gaps in quality between customer perception and manager. The questionnaire was based on the SERVQUAL model. Through the results of this research we developed an action plan to increase the service level of clinical and promote a differential in the same market-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade-
Palavras-chave: dc.subjectGestão-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde-
Palavras-chave: dc.subjectSERVQUAL-
Palavras-chave: dc.subjectGestão da qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectServqual-
Palavras-chave: dc.subjectSetor de saúde-
Palavras-chave: dc.subjectQuality-
Palavras-chave: dc.subjectManagement-
Palavras-chave: dc.subjectHealthcare-
Título: dc.titleQualidade total aplicada nos processos de uma clínica de saúde, um estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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