Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Leitão, Gerônimo Emílio Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Maria Lais Pereira da | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Luciana da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Toledo, Luiz Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Fernanda Furtado de Oliveira e | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Priscila Soares da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:46:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:46:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23867 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777163 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho realiza uma pesquisa exploratória com o objetivo de identificar as potencialidades, impasses e desafios do projeto de urbanização da favela da Rocinha, denominado Plano Diretor da Rocinha e sua inserção no Programa de Aceleração do Crescimento - PAC do governo federal. Propõe uma reflexão sobre o planejamento urbano em áreas de favela, por meio da análise de programas públicos direcionados para estas áreas. A partir de um olhar comparativo entre a teoria e a prática destes projetos, faz uma investigação das formas de atuação dos diferentes atores envolvidos nestes programas, sua implementação e seu resultado como prática pública. Dessa forma aponta elementos para um debate sobre a questão da informalidade e o desenvolvimento local destas comunidades. A Favela da Rocinha, aqui tomada como caso de referência, passa por sua primeira grande intervenção pública e apresenta todos os elementos para esta análise. O trabalho reúne um importante material sobre o projeto de Urbanização e acompanha uma parte de sua implementação. Esta pesquisa se torna essencial para uma futura avaliação deste processo e sua relação com outras intervenções passadas, bem como sua contribuição para os novos programas públicos em áreas de favela. | - |
Descrição: dc.description | The present work conducts an exploratory study aimed to identify strengths, challenges and dilemmas of the upgrading project in the Rocinha slum, called Rocinha Plan and its inclusion in the Growth Acceleration Program federal PAC. Proposes a reflection on urban planning in slum areas, through the analysis of public programs targeted to these areas. From a comparative look between theory and practice of these projects, it makes an investigation of forms of action of different actors involved in these programs, its implementation and its result as a public practice. Thus presents elements for a debate on the issue of informality and local development of these communities. The Rocinha slum, taken here as a reference case, undergoes its first major public intervention and presents all the elements for this analysis. The work brings together an important material about the project and Urbanization accompanies a part of its implementation. This research is essential for future assessment of this process and its relation to other past interventions, as well as its contribution to the new public programs in slum areas. | - |
Descrição: dc.description | 152 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento urbano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto urbano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Favela | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rocinha | - |
Palavras-chave: dc.subject | Favela | - |
Palavras-chave: dc.subject | Urbanização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento urbano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política habitacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rocinha (Rio de Janeiro, RJ) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Urban planning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Urban design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public policy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Slum | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rocinha | - |
Título: dc.title | Planejamento e projeto urbano em favelas: teoria e prática no desenvolvimento local da favela da Rocinha | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: