Funções exponenciais e progressões geométricas: um estudo de caso no âmbito da formação continuada de professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRezende, Wanderley Moura-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Leandro da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:46:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:46:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29993-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777161-
Descrição: dc.descriptionIdeias envolvendo funções exponenciais estão muito presentes nos dias de hoje. Contudo também é notório, no campo da didática da Matemática, que o ensino e a aprendizagem desse tópico são um grande desafio para professores e alunos da Educação Básica. Nesse nível de ensino, o aprendizado desse assunto foi finalmente reduzido à memorização e aos processos mecânicos. Outro ponto vulnerável com relação ao ensino desse importante tópico do Ensino Médio é a articulação deste com o estudo das progressões geométricas. Alguns documentos oficiais (BNCC, PCN, PCN+) orientam que o estudo de sequências deve ser articulado ao estudo de funções reais. Contudo a imagem conceitual que muitos estudantes (e alguns professores) têm a respeito das sequências é que estas são apenas uma lista de números, não interpretando tais sequências como funções reais. Assim, neste trabalho, faz-se um estudo teórico de funções exponenciais e progressões geométricas, procurando estabelecer uma articulação entre esses conceitos. A partir dessa revisão, analisam-se as orientações presentes em documentos oficiais quanto ao ensino desses tópicos e realiza-se uma análise de como esses assuntos são abordados em dois livros didáticos do Ensino Médio. E, por fim, desenvolve-se uma pesquisa com professores, alunos do Curso de Especialização em Ensino de Matemática do IME-UFF, para avaliar o nível de conhecimento deles com respeito à articulação do estudo de progressões geométricas com funções exponenciais. Os resultados da pesquisa comprovam a hipótese de trabalho. Os professores pesquisados têm, em sua maioria, dificuldades em interpretar progressões geométrica como funções reais, a partir de situações-problema.-
Descrição: dc.descriptionThese days, ideas involving exponential functions are very present. However, it is also notorious, in the field of mathematics didactics, that teaching and learning this topic is a great challenge for teachers and students of Basic Education. At these grades, learning this subject was finally reduced to memorization and mechanical processes. Another vulnerable point regarding the teaching of this important topic in High School is its articulation with the study of geometric progressions. Some official documents (BNCC, PCN, PCN+) guide that the study of sequences must be articulated with the study of real functions. However, the conceptual image that many students (and some teachers) have about sequences is that they are just a list of numbers, not interpreting such sequences as real functions. Thus, in this work, a theoretical study of exponential functions and geometric progressions is made, seeking to establish a link between these concepts. From this review, the guidelines present in official documents regarding the teaching of these topics are analyzed and an analysis of how these subjects are addressed in two high school textbooks is carried out. Finally, a survey is carried out with professors, students of the Specialization Course in Mathematics Teaching at IME-UFF, to assess their level of knowledge regarding the articulation of the study of geometric progressions with exponential functions. The research results confirm the working hypothesis. The teachers surveyed have, for the most part, difficulties in interpreting geometric progressions as real functions, based on problem situations.-
Descrição: dc.description108 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectProgressão Geométrica-
Palavras-chave: dc.subjectFunção Exponencial-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professores-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectFunção exponencial-
Palavras-chave: dc.subjectGeometric Progression-
Palavras-chave: dc.subjectExponential Function-
Palavras-chave: dc.subjectHigh School-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher Training-
Título: dc.titleFunções exponenciais e progressões geométricas: um estudo de caso no âmbito da formação continuada de professores-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.