Biblioteca escolar e regime de informação: a Lei nº 12.244/2010 e a produção intelectual de pesquisadores e bibliotecários

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Elisabete Gonçalves de-
Autor(es): dc.contributorGómez, Maria Nélida González de-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Lídia Silva de-
Autor(es): dc.contributorMachado, Elisa-
Autor(es): dc.contributorBarreira, Maria Isabel de Jesus Sousa-
Autor(es): dc.contributorFonseca, Vitor Manoel Marques da-
Autor(es): dc.contributorAlcântara, Alzira Batalha-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Debora Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:46:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:46:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14761-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777160-
Descrição: dc.descriptionTraz dados históricos da gênese da biblioteca escolar no Brasil, com destaque para as décadas de 1920-30 e o movimento da Escola Nova, período em que a biblioteca escolar é mencionada pela primeira vez nas políticas públicas para a educação. Avança discutido o papel da escola e da informação nas ações dos governos nas décadas seguintes, passando pelos governos militares, transição democrática até chegar aos anos dois mil. Aplica o conceito de regime de informação, para perceber as nuances dominantes nos momentos históricos em que a biblioteca escolar aparece como legítima, ou naqueles em que ela é silenciada e não é incorporada nos programas relacionados à educação. Explora as relações entre biblioteca escolar e regime de informação no campo da Ciência Informação. Apresenta as ações normativas da área educacional expressas como políticas públicas que, de forma direta ou indireta, relacionam-se com a biblioteca escolar e discute o viés normativo da Lei n.º 12.244/10, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas escolares em todo o país. Discorre sobre a produção bibliográfica dos pesquisadores que apresentaram comunicações orais e pôsteres sobre biblioteca escolar no Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB) do ano de 2002 a 2018 e dos profissionais bibliotecários que expuseram trabalhos no Fórum Brasileiro de Biblioteconomia Escolar: Pesquisa e Prática, no Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD) nos anos de 2013, 2015 e 2017. Analisa as abordagens dos pesquisadores e profissionais bibliotecários a respeito da biblioteca escolar e Lei n.º 12.244, por meio da metodologia de Análise de Conteúdo. Por meio da análise dos dados conclui-se que nos artigos dos pesquisadores e profissionais bibliotecários predomina os relatos de experiência e os estudos de caso, com abordagens voltadas para as atividades práticas, na sua maioria de incentivo à leitura. No que diz respeito à Lei, apenas um artigo relacionou o documento às demandas de pesquisas sobre a biblioteca escolar nas Universidades, os demais se restringiram a mencionála ou a usaram como parâmetro nos estudos de diagnóstico. Observou-se que prevalece a percepção da biblioteca escolar como um “lugar” e não como uma instituição social, dado esse revelado pelos poucos estudos sobre sua história, concepção e função social. Em síntese reporta-se a importância de diminuição do raciocínio que simplifica a biblioteca escolar e relata de igual forma a necessidade de aumentar as menções que enalteçam o seu potencial nas escolas públicas e privadas, como lugar de pesquisa, questionamentos e produção de conhecimentos-
Descrição: dc.descriptionEn el caso de la biblioteca escolar en Brasil, se traza datos históricos de la génesis de la biblioteca escolar en Brasil, con destaque para las décadas de 1920-30 y el movimiento de la Escuela Nueva, período en que la biblioteca escolar es mencionada por primera vez en las políticas públicas para la educación Avanza discutido el papel de la escuela y de la información en las acciones de los gobiernos en las décadas siguientes, pasando por los gobiernos militares, transición democrática hasta llegar a los años dos mil. Se aplica el concepto de régimen de información, para percibir los matices dominantes en los momentos históricos en que la biblioteca escolar aparece como legítima, o en aquellos en que ella es silenciada y no es incorporada en los programas relacionados a la educación. Explora las relaciones entre biblioteca escolar y régimen de información en el campo de la Ciencia Información. Presenta las acciones normativas del área educativa expresadas como políticas públicas que, de forma directa o indirecta, se relacionan con la biblioteca escolar y discute el sesgo normativo de la Ley nº 12.244 / 10, que dispone sobre la universalización de las bibliotecas escolares en todo el país. Discurre sobre la producción bibliográfica de los investigadores que presentaron comunicaciones orales y pósters sobre biblioteca escolar en el Encuentro Nacional de Investigación en Ciencia de la Información (ENANCIB) del año 2002 a 2018 y de los profesionales bibliotecarios que expusieron trabajos en el Foro Brasileño de Biblioteconomía Escolar: Investigación y Práctica, en el Congreso Brasileño de Biblioteconomía, Documentación y Ciencia de la Información (CBBD) en los años 2013, 2015 y 2017. Análisis de los enfoques de los investigadores y profesionales bibliotecarios acerca de la biblioteca escolar y Ley n.º 12.244, por medio de la metodología de Análisis de Contenido. A través del análisis de los datos se concluye que en los artículos de los investigadores y bibliotecarios profesionales predomina lós Informes de experiencias y estudios de casos con enfoques de actividades prácticas, en su mayoría de incentivo a la lectura. Aprenda a pronunciar. Con respecto a la ley, solo un artículo relacionó el documento con las demandas de investigación sobre la biblioteca escolar en las Universidades, otros simplemente lo mencionaron o lo usaron como parámetro en estudios de diagnóstico. Se observó que la percepción de la biblioteca escolar prevalece como un "lugar" y no como una institución social, dado esto revelado por los pocos estudios sobre su historia, concepción y función social. En resumen, se informa la importancia de reducir el razonamiento que simplifica la biblioteca escolar e igualmente informa la necesidad de aumentar las menciones que mejoran su potencial en las escuelas públicas y privadas-
Descrição: dc.description142 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar-
Palavras-chave: dc.subjectRegime de informação-
Palavras-chave: dc.subjectLei n.º 12.244/2010-
Palavras-chave: dc.subjectProdução cientifica-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisadores-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecários-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEscola nova-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar-
Palavras-chave: dc.subjectRégimen de información-
Palavras-chave: dc.subjectLey nº 12.244 / 2010-
Palavras-chave: dc.subjectProducción Científica-
Palavras-chave: dc.subjectInvestigadores-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecarios-
Título: dc.titleBiblioteca escolar e regime de informação: a Lei nº 12.244/2010 e a produção intelectual de pesquisadores e bibliotecários-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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