À sombra do colonialismo: fotografia, circulação e o projeto colonial português (1930-1951)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMauad, Ana Maria-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Marina Annie Martine Berthet-
Autor(es): dc.contributorLopes, Marcos Felipe De Brum-
Autor(es): dc.creatorSilva, Marcus Vinicius de Oliveira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:46:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:46:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-13-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28185-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777157-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa se organiza em torno de um objetivo geral: analisar as produções fotográficas que estão associadas ao poder colonial português, mais precisamente o regime salazarista no início da sua instauração. Nesse sentido, propõe-se a análise de duas séries fotográficas, seus circuitos sociais, assim como seus usos e funções em um contexto colonial. A primeira é um conjunto produzido por fotógrafos profissionais em dois grandes eventos promovidos pelo regime: a Exposição Colonial de 1934 e a Exposição do Mundo Português de 1940; a segunda, por sua vez, produzida nas missões antropológicas sob a orientação do antropólogo António Mendes Corrêa (1888-1960), tais como os trabalhos na Exposição Colonial de 1934, as Missões da Guiné (com duas campanhas entre 1946-1947) e de Moçambique (com seis campanhas em 1936, 1937/38, 1945, 1946, 1948 e 1955/56). Deste modo, busca-se compreender como operou a relação entre fotografia e projeto colonial no início do regime salazarista.-
Descrição: dc.descriptionThe research is organized around a general objective: analyze the photographic productions that are associated with the Portuguese colonial power, more precisely the Salazar regime at the beginning of its establishment. In this sense, it is proposed the analysis of two photographic series, their social circuits, as well as their uses and functions in a colonial context. The first is a photographic set produced by professional photographers in two major events promoted by the regime: the 1934 Portuguese Colonial Exhibition and the 1940 Portuguese World Exhibition; the second one, in turn, was produced in the anthropological missions under the guidance of the anthropologist António Mendes Corrêa (1888-1960), such as researches at the 1934 Portuguese Colonial Exhibition, Guinea’s anthropological missions (with two campaigns between 1946-1947) and Mozambique’s anthropological missions (with six campaigns in 1936, 1937/38, 1945, 1946, 1948 and 1955/56). In this way, one seeks to understand how the relation between photography and colonial project was operated at the beginning of the Salazar regime.-
Descrição: dc.description260 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia-
Palavras-chave: dc.subjectEvento especial-
Palavras-chave: dc.subjectColonialismo-
Palavras-chave: dc.subjectPortugal-
Título: dc.titleÀ sombra do colonialismo: fotografia, circulação e o projeto colonial português (1930-1951)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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