Investigando o discurso de crianças de diferentes classes sociais: os conhecimentos que se revelam

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGoulart, Cecilia Maria Aldigueri-
Autor(es): dc.contributorCPF:29862523700-
Autor(es): dc.contributorCabral, Márcia Grillo-
Autor(es): dc.contributorCPF:88322017715-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704341Y5&dataRevisao=null-
Autor(es): dc.contributorBerenblum, Andrea Sonia-
Autor(es): dc.contributorCPF:12343254466-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768581E6-
Autor(es): dc.creatorSad, Sergio Luiz Borsato-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:46:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:46:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18207-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777149-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo teve como objetivo analisar textos produzidos por crianças que estão em processo de alfabetização, procurando explicitar marcas nesses textos de conhecimentos sobre a linguagem escrita. Foram analisados vinte e quatro textos ditados para serem escritos, sendo doze textos produzidos por seis crianças de uma escola da rede particular e doze textos produzidos por crianças de um uma escola pública. A análise é essencialmente discursiva uma vez que leva em consideração principalmente a apropriação de um tipo de gênero do discurso, narrativa de histórias infantis, próprio de uma determinada situação sócio-interacional. Porém, para explicitarmos os conhecimentos que as crianças apresentam em seus textos sobre a linguagem escrita, procuramos, também, observar como elas organizam seus textos internamente, que elementos lingüísticos foram utilizados, para sabermos se elas já conseguem organizar seu discurso nos moldes da linguagem escrita. A fim de compreendermos melhor os fatores que estão contribuindo para que as crianças desenvolvam seus conhecimentos sobre escrita, realizamos entrevistas com as professoras e com as criança. Além disso, analisamos as fichas cadastrais das crianças buscando informações sobre o contexto sócio-econômico onde elas estão inseridas. Este estudo nos possibilitou concluir que, ainda que o fator sócio-econômico das famílias seja importante, não é uma regra para que as crianças tenham acesso a bens culturais e desenvolvam maiores conhecimentos sobre a linguagem escrita. Entendemos que há outros fatores que contribuem fortemente para que elas se apropriem da linguagem escrita em geral, e mais especificamente, para que se apropriem da linguagem escrita típica do gênero discursivo narrativa de histórias infantis. Esses outros fatores estão relacionados aos hábitos e atividades das famílias que propiciam o desenvolvimento desses conhecimentos, despertando um interesse intrínseco por parte das crianças, as quais passam a ver a aprendizagem da escrita como algo significativo. Dentro de uma visão de linguagem como prática social, este estudo buscou, também, definir a necessidade do ensino da escrita que vai além do desenvolvimento da habilidade de ler e escrever, que leva a criança a compreender as funções sociais da escrita, e a importância desses conhecimentos para que participem de maneira efetiva de uma sociedade onde a escrita ocupa um papel de grande importância nas relações sócio-interacionais.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso (Lingüística)-
Palavras-chave: dc.subjectCriança-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleInvestigando o discurso de crianças de diferentes classes sociais: os conhecimentos que se revelam-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.