Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Goulart, Cecilia Maria Aldigueri | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:29862523700 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cabral, Márcia Grillo | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:88322017715 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704341Y5&dataRevisao=null | - |
Autor(es): dc.contributor | Berenblum, Andrea Sonia | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:12343254466 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768581E6 | - |
Autor(es): dc.creator | Sad, Sergio Luiz Borsato | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:46:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:46:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18207 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777149 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo teve como objetivo analisar textos produzidos por crianças que estão em processo de alfabetização, procurando explicitar marcas nesses textos de conhecimentos sobre a linguagem escrita. Foram analisados vinte e quatro textos ditados para serem escritos, sendo doze textos produzidos por seis crianças de uma escola da rede particular e doze textos produzidos por crianças de um uma escola pública. A análise é essencialmente discursiva uma vez que leva em consideração principalmente a apropriação de um tipo de gênero do discurso, narrativa de histórias infantis, próprio de uma determinada situação sócio-interacional. Porém, para explicitarmos os conhecimentos que as crianças apresentam em seus textos sobre a linguagem escrita, procuramos, também, observar como elas organizam seus textos internamente, que elementos lingüísticos foram utilizados, para sabermos se elas já conseguem organizar seu discurso nos moldes da linguagem escrita. A fim de compreendermos melhor os fatores que estão contribuindo para que as crianças desenvolvam seus conhecimentos sobre escrita, realizamos entrevistas com as professoras e com as criança. Além disso, analisamos as fichas cadastrais das crianças buscando informações sobre o contexto sócio-econômico onde elas estão inseridas. Este estudo nos possibilitou concluir que, ainda que o fator sócio-econômico das famílias seja importante, não é uma regra para que as crianças tenham acesso a bens culturais e desenvolvam maiores conhecimentos sobre a linguagem escrita. Entendemos que há outros fatores que contribuem fortemente para que elas se apropriem da linguagem escrita em geral, e mais especificamente, para que se apropriem da linguagem escrita típica do gênero discursivo narrativa de histórias infantis. Esses outros fatores estão relacionados aos hábitos e atividades das famílias que propiciam o desenvolvimento desses conhecimentos, despertando um interesse intrínseco por parte das crianças, as quais passam a ver a aprendizagem da escrita como algo significativo. Dentro de uma visão de linguagem como prática social, este estudo buscou, também, definir a necessidade do ensino da escrita que vai além do desenvolvimento da habilidade de ler e escrever, que leva a criança a compreender as funções sociais da escrita, e a importância desses conhecimentos para que participem de maneira efetiva de uma sociedade onde a escrita ocupa um papel de grande importância nas relações sócio-interacionais. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso (Lingüística) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criança | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Investigando o discurso de crianças de diferentes classes sociais: os conhecimentos que se revelam | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: