O ensino de administração no Brasil: por uma abordagem crítico-reflexiva na formação dos futuros administradores

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAbdalla, Márcio Moutinho-
Autor(es): dc.contributorLacerda, Pítias Teodoro-
Autor(es): dc.contributorNogueira, Nathália Junca-
Autor(es): dc.creatorCastadeli, Géssica de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:46:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:46:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6929-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777140-
Descrição: dc.descriptionO objetivo do presente artigo é confrontar a opinião dos estudantes de Administração quanto aos conteúdos oferecidos pelo curso com o interesse pela oferta de conteúdos crítico-reflexivos. O desenvolvimento do trabalho foi feito a partir de uma revisão literária sobre o curso de Administração no Brasil, da implantação até os dias atuais, e sobre o pensamento crítico em Administração. Também foi desenvolvido um estudo de campo com 141 estudantes do curso de graduação em Administração oferecido pela Universidade Federal Fluminense no campus de Volta Redonda/RJ. Os dados foram avaliados por meio de uma abordagem descritiva quantitativa, sendo empregada a técnica de quartis aliada ao diagrama Box Plot para a representação dos dados, trabalhando com valores máximos, medianas (ou 2º quartis), 1º e 3º quartis e valores mínimos. Como resultados, destacam-se: (1) os conteúdos ofertados estão arraigados principalmente ao desenvolvimento de competências técnicas e científicas; (2) há tanto uma defasagem quanto uma carência no ensino de alguns conteúdos oferecidos pelo curso; (3) há certo interesse por parte dos discentes pela oferta de conteúdos crítico-reflexivos. Recomenda-se que sejam considerados conteúdos crítico-reflexivos no ensino desta graduação, ou ao menos, que as disciplinas existentes no curso sejam tratadas com ênfase mais crítica-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGraduação em administração-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento crítico-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento crítico-
Título: dc.titleO ensino de administração no Brasil: por uma abordagem crítico-reflexiva na formação dos futuros administradores-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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