Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mello, Marcelo Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | Scaffo, Maria de Fátima | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Milena | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Marcos Corrêa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:45:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:45:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6674 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/777117 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste estudo monográfico é identificar como as brincadeiras de rua contribuem para a socialização da criança. Seja no aprendizado, nas experiências, nas emoções e percepções. Para realizar este trabalho, busquei enriquecer a análise sociológica, utilizando bibliografias de diferentes áreas com perspectivas relacionadas ao tema, tais como, Pedagogia, Psicologia, Medicina, dentre outras. Como pesquisa de campo, elaborei um questionário qualitativo, com público alvo nascido entre as décadas de 80 e 90, na tentativa de compreender a vivência das brincadeiras de rua sob diferentes olhares. Desta forma, este estudo proporcionará uma leitura mais crítica acerca do tema, colaborando na compreensão do desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social das crianças proporcionadas por brincadeiras socializadoras. Também como via de construção de conceitos, idéias, relações lógicas e no desenvolvimento da expressão corporal. Integrando-as na sociedade e proporcionando a construção das suas identidades. É através dessas brincadeiras que as crianças desvendam o seu mundo, sozinhas ou em grupo, fazendo descobertas e vivenciando novas experiências | - |
Descrição: dc.description | The objective of this study is, identify how the street games contributed to the socialization of the child. In other words, in learning, in the experiences, emotions and perceptions. To carry out this work, I sought to enrich the sociological analysis, using bibliographies of different areas with prospects related to the theme, such as pedagogy, psychology, medicine, among others. As field research, I prepared a qualitative questionnaire, with audience born between the 1980s and 1990s, in an attempt to understand the experience of street games, under different looks. Thus, this study will provide a reading more critical about the theme, collaborating in the understanding of the physical, affective, intellectual and social development. Also as a way of building concepts, ideas, logical relationships and the development of body expression. Integrating them into society and providing the construction of its own identity. It is through these jokes that children uncover your world, alone or in a group, making discoveries and experiencing new experiences | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brincadeiras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socialização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo Infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brincadeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socialização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Play | - |
Palavras-chave: dc.subject | Childhood | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socialization | - |
Título: dc.title | As brincadeiras de rua e suas influências na socialização e na cultura da criança | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: